Com mais de 500 trabalhos inscritos, edição comemorativa acontece durante a Semana Acadêmica Integrada
Ao todo, 86 bancas avaliarão os mais de 500 trabalhos desenvolvidos pelos estudantes com orientação de professores da universidade. / Foto: Giordano Toldo
Entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro acontece o 25º Salão de Iniciação Científica, evento promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e pela Coordenadoria de Iniciação Científica. Neste ano, 511 bolsistas de iniciação científica puderam compartilhar suas pesquisas. O evento acontece durante a Semana Acadêmica Integrada da Universidade.
A cerimônia de abertura aconteceu na tarde desta segunda-feira, dia 30 de setembro, no Foyer do Salão de Atos. Na ocasião, o reitor da Universidade Ir. Evilázio Teixeira celebrou os 25 anos de história do evento e definiu a iniciação científica como uma das melhores experiências na universidade.
“Ao longo desses dias, cada trabalho apresentado reflete o empenho dos estudantes e pesquisadores em construir um futuro cada vez mais inovador e, também, mais justo. Eventos como esse permitem o avanço científico e tecnológico”, adicionou.
Ao todo, 86 bancas avaliarão os mais de 500 trabalhos desenvolvidos pelos estudantes com orientação de professores da universidade. Além disso, 37 estudantes externos de 10 instituições de ensino superior também participam do evento.
O 25º Salão de Iniciação Científica começou na segunda-feira (30) e segue até quinta-feira (3). / Foto: Giordano Toldo
Para a diretora de pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Maria Martha Campos, o evento é motivo de celebração.
“Sem dúvida nenhuma, a PUCRS chegou a 2024, após completar 75 anos, como uma Universidade de excelência em diferentes frentes, incluindo a pesquisa científica. Não poderia ser diferente, considerando-se que a excelência em todos os campos de atuação representa um dos direcionadores estratégicos institucionais. É nesse cenário que se destaca a 25ª Edição do Salão de Iniciação Científica da PUCRS”, adiciona.
Para a pesquisadora, esse momento marcante está alinhado com o posicionamento atual da Universidade, se traduzindo pelos impactos positivos derivados da imersão científica dos alunos desde o início da sua formação.
“São 25 anos de histórias marcantes e olhos brilhando com a pesquisa, que se traduziram certamente em profissionais melhores e nas mudanças graduais que ajudaram a nossa Universidade a ter o protagonismo atual. A pesquisa da PUCRS não seria a mesma sem nossos alunos de iniciação científica, os de antes, os de agora e, certamente os que virão”, completa Maria Martha.
Na cerimônia de abertura, coordenadora da Iniciação Científica da PUCRS Laura Utz também compartilhou suas experiências como aluna de iniciação científica, além de homenagear o legado de outros coordenadores que passaram pela gestão da área nos últimos anos.
“Além de compartilhar seus resultados, o evento é também um treinamento para futuras apresentações em eventos das suas áreas. É uma oportunidade muito grande de aprendizado de como compilar os resultados de um projeto e de como preparar uma apresentação clara e objetiva. Além disso, as discussões e as trocas que ocorrem entre professores e alunos são muito importantes para a formação do estudante como um todo”, adiciona Laura.
A premiação dos destaques do 25º Salão de Iniciação Científica está marcada para o dia 24 de outubro, das 16h às 18h, no Teatro do prédio 40.
Fotos: Giordano Toldo