Impacto Social

Sala digital criada com doação mediada pela PUCRS é inaugurada em projeto social

terça-feira, 10 de agosto | 2021

Sala digital criada com doação mediada pela PUCRS é inaugurada em projeto social - Ação facilitada pela Universidade possibilitou a modernização do Centro Social Marista Irmão Bortolini

Espaço será utilizado para atividades com estudantes que frequentam o projeto / Foto: Divulgação

Referência em ações positivas na Comunidade Santa Teresinha, na região central de Porto Alegre, o Centro Social Marista Irmão Bortolini agora conta com um novo espaço moderno e tecnológico. Por intermédio da PUCRS foram doados R$ 25 mil para a criação de uma sala de aula digital que auxiliará no aprendizado de muitos/as jovens que frequentam os projetos sociais do local. O espaço foi inaugurado na última quarta-feira, 8 de agosto.

Para otimizar a sala do Centro Social, foram utilizados móveis e um design customizado, proporcionando um melhor aproveitamento dos recursos. A proposta contempla itens como notebooks, bancadas e iluminação adequada, que servem para o atendimento de estudantes e também no acompanhamento nas atividades escolares. 

As novidades são importantes para o processo de inclusão digital, já que o novo modelo social está cada vez mais conectado, por meio de lives, aulas online e atividades a distância, por exemplo. Os demais gastos com material pedagógico, alimentação, infraestrutura, entre outros, foram assumidos pela entidade, assim como a garantia de continuidade do projeto. 

Sala digital criada com doação mediada pela PUCRS é inaugurada em projeto social - Ação facilitada pela Universidade possibilitou a modernização do Centro Social Marista Irmão Bortolini

Foto: Divulgação

O pró-reitor de Identidade Institucional da PUCRS, Irmão Marcelo Bonhemberger, e Israel Teixeira, diretor dos Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica da PUCRS (Labelo), foram os responsáveis pela mediação. 

O valor foi disponibilizado pela PCN do Brasil, empresa de certificação de produtos criada e presidida por Kim Rieffel, formado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da PUCRS. A instituição, que é reconhecida pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), é responsável por garantir a conformidade de requisitos específicos de processos ou serviços. 

Mais do que uma sala digital: unindo forças pela transformação social 

Para o pró-reitor, a parceria é uma forma de contribuir e reforçar o propósito de transformação social das empresas. “A Universidade é um vetor privilegiado para se estabelecer essas conexões. Elas despertam novos olhares sobre as necessidades locais e oportunizam espaços educativos e de inclusão tecnológica, além de fortalecer ações de impacto em nossa sociedade”. 

Sala digital criada com doação mediada pela PUCRS é inaugurada em projeto social - Ação facilitada pela Universidade possibilitou a modernização do Centro Social Marista Irmão Bortolini

Foto: Divulgação

Já Rieffel, que destinou a doação, reforça que o contexto social é uma das preocupações da PCN: “o nosso segmento de atuação está fundamentalmente voltado à proteção dos consumidores e à matriz energética regional. Agradecemos a PUCRS por ter sido agente catalizador de nossa intenção e esperamos que esta ação seja prefácio de um longo e perene trabalho conjunto”. 

Sobre o Centro Social  

O Centro Social Marista Irmão Bortolini atende 120 crianças e adolescentes até os 15 anos de idade, em sua maioria da Escola de Educação Infantil Marista Menino Jesus, que depois são encaminhados para o Programa Jovem Aprendiz. 

Parte dessas crianças e adolescentes continuam sua trajetória formativa participando dos Grupos de Jovens e da Banda Ecos, porém sem uma conciliação sistematizada. O projeto é uma forma de auxiliar na diminuição das taxas de evasão escolar e na criação de alternativas com foco no futuro profissional de jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica. 

Mais recentes