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“Reputação é um vínculo emocional que se traduz em respeito, admiração e confiança”, explica especialista 

quarta-feira, 17 de abril | 2024

Elisa Prado participou de evento na Famecos e compartilhou percepções sobre a relevância da reputação na era da transparência 

Estamos vivendo na era da transparência. O controle da informação, antes reservado aos veículos de mídia, agora está nas mãos de quem tem acesso à internet. O que as empresas fazem – ou deixam de fazer – é pauta diária dos usuários de redes sociais e, assim como esses debates acabam elevando algumas marcas, podem derrubar outras. 

A consultora em gestão de reputação corporativa e autora do livro Imagem e reputação na era da transparência, Elisa Prado, participou de um evento na Escola de Comunicação, Artes e Design da PUCRS – Famecos, onde compartilhou suas percepções sobre a relevância da reputação na era da transparência. Destacamos quatro argumentos abordados durante a palestra que representam insights valiosos para gestores, comunicadores e entusiastas interessados no tema. Confira!

1. Gestão integrada 

Uma gestão integrada é fundamental para compreender os principais fatores de pressão que impactam a reputação das empresas. No cenário atual, caracterizado pela transparência e pela interconexão, as organizações enfrentam uma demanda crescente por diálogo e prestação de contas. Em um mundo onde a informação é disseminada de maneira rápida e desigual, e no qual as redes sociais exercem influência significativa na interpretação dos eventos pelos mercados, as empresas precisam estar atentas à percepção dos stakeholders.  

Vivemos em uma era em que todos têm acesso às informações sobre as empresas, e os comportamentos de apoio estão intrinsecamente ligados à imagem que estas transmitem. Nessa jornada, a credibilidade é construída de forma gradual e constante, exigindo uma abordagem estratégica e proativa por parte das organizações. 

2. Posicionamento  

Todo posicionamento público inevitavelmente suscita opiniões, tanto favoráveis quanto desfavoráveis. Cada ação executada resulta em uma reação por parte do público. No contexto do mercado financeiro, a parceria entre Anitta e o Nubank, por exemplo, inicialmente causou certo estranhamento entre os investidores. No entanto, o sucesso do IPO do banco revela que a estratégia foi eficaz e bem recebida pelo público investidor. Isso destaca a importância de não subestimar o impacto de parcerias inovadoras e estratégias de marketing disruptivas. Este caso exemplifica como a inovação nas estratégias de marketing e parcerias pode abrir novas oportunidades de crescimento e valorização para as empresas. 

3. Reputação 

A reputação de uma empresa é construída sobre uma base sólida de valores, ética e qualidade do produto. É um vínculo emocional que se traduz no grau de respeito, admiração e confiança que os consumidores têm em relação à marca. Assim como o passarinho que constrói seu ninho aos poucos ao longo do tempo, uma empresa constrói sua reputação gradualmente, por meio de cada interação com seus clientes e stakeholders. Cada ação ética, cada entrega de qualidade e cada demonstração de comprometimento com seus valores contribui para fortalecer esse vínculo emocional e solidificar a reputação da empresa no mercado. 

4. Solução de problemas 

A rapidez na solução de problemas é essencial para manter a confiança e a satisfação dos clientes. Questões que surgem no dia a dia, sejam elas relacionadas a produtos, serviços ou atendimento, precisam ser abordadas de forma ágil e eficiente. Além disso, é crucial seguir o princípio de “falar depois de fazer”. Isso significa que, ao prometer algo, é necessário cumprir com o combinado antes de divulgar ou publicitar o feito.  

Caso contrário, a empresa corre o risco de criar uma imagem de falta de comprometimento e de não cumprimento do que foi prometido, o que pode prejudicar sua reputação e a confiança dos clientes. Portanto, a combinação entre rapidez na resolução de problemas e a prática de cumprir antes de falar é fundamental para o sucesso e a credibilidade de qualquer negócio. 

Sobre a especialista

Com mais de 30 anos de experiência na área de comunicação, atuou como Diretora de Comunicação Corporativa da Telefônica Brasil, dona da Vivo, no Deutsche Bank e Tetra Pak, além de ter trabalhado em agências de publicidade e relações-públicas como AAB, Ogilvy & Mather e Grupo TV1. Graduou-se em Comunicação Social pela PUC de Campinas e possui pós-graduação em Marketing pela ESPM, com especialização em Comunicação com Stakeholders pela Syracuse University (EUA). É autora dos livros: “Imagem e Reputação na era da Transparência” (2014), “Gestão de Reputação – Riscos, Crise e Imagem Corporativa” (2017) e “Reputação e Valor Compartilhado” (2022).

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A especialista é também professora na PUCRS Online e ministra disciplinas no curso de pós-graduação em Comunicação Estratégica para Gestão de Marcas e Reputação, que está com as inscrições abertas.

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