Publicação é um convite para a ação coletiva em direção a um futuro mais justo e sustentável
quarta-feira, 26 de junho | 2024Publicação é um convite para a ação coletiva em direção a um futuro mais justo e sustentável
Audácia, amor ao trabalho, espírito de família, simplicidade, solidariedade, espiritualidade e presença são alguns dos valores maristas que guiam a caminhada da PUCRS na busca de impactar a vida das pessoas. Essa trajetória é construída e materializada todos os dias a partir da atuação das pessoas da Universidade e dos projetos e ações liderados e executados por elas. O Relatório de Sustentabilidade da PUCRS é uma publicação anual que celebra os avanços desta caminhada – e serve de convite para a ação coletiva em direção a um futuro mais justo e sustentável.
No ano em que celebrou seus 75 anos, a PUCRS também iniciou um novo ciclo de Planejamento Estratégico (2023-2027). Uma nova visão, alinhada ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), passa a guiar uma jornada com o objetivo de ser uma nova universidade para uma nova sociedade, reconhecida pelo seu impacto e sua relevância. Com isso, o tradicional Relatório Social se transforma no Relatório de Sustentabilidade, uma publicação que reitera nosso compromisso socioambiental ao compreender as diversas iniciativas da Universidade, inspirando a comunidade universitária e parceiros a unirem-se a nós nesta jornada de conhecimento.
Guiada pela Agenda 2030 da ONU, esta é a primeira edição (2023) de um trabalho em constante aprimoramento, estruturado a partir de 5 P’s adotados para guiar o desenvolvimento sustentável: Pessoas, Prosperidade, Planeta, Paz e Parcerias.
“A relevância da Universidade deve se pautar entre o que a sociedade espera das instituições e o que elas realizam de fato. Uma Universidade inovadora e ciente de seu compromisso social deve ser protagonista no processo de desenvolvimento regional e global. Cabe a cada um de nós e à Universidade criar e fortalecer comunidades que visem a formas de solidariedade sempre mais efetivas, por meio do respeito à vida e a tudo que é humano, a partir do ensino, pesquisa e inovação”, defende Ir. Evilázio Teixeira, reitor da PUCRS.
Este movimento também se refletiu em outras instâncias: pela primeira vez, a PUCRS figurou no Times Higher Education Impact Rankings, pesquisa que avalia as universidades em relação aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. A PUCRS é a única universidade privada do Rio Grande do Sul no ranking.
“Inovação, geração de impacto e valor para a sociedade foi o compromisso assumido pela PUCRS no novo Ciclo de Planejamento Estratégico, então esta publicação busca evidenciar como as nossas ações contribuem para o desenvolvimento social, ambiental, cultural e econômico, em direção a um futuro mais justo, próspero e sustentável”, reforça o assessor de Planejamento e Avaliação da PUCRS, Silvio Langer.
Partimos da compreensão do ser humano na sua integralidade: a educação potencializa as pessoas, as pessoas melhoram o mundo. No dia a dia da comunidade universitária, isso se reflete em ações que vão de projetos de saúde comunitária a programas educacionais de inclusão e diversidade, que buscam reduzir desigualdades e promover bem-estar para além do Campus.
Neste ano, a PUCRS relançou o Programa Somar, um projeto voltado para a diversidade e inclusão de pessoas com deficiência na Universidade. Em 2023, entre os colaboradores da PUCRS, HSL e InsCer foram totalizadas 300 pessoas com Deficiência (PcD).
Na área da saúde, o Hospital São Lucas da PUCRS é uma referência para a população. O Hospital recebeu, de forma inédita na América Latina, a acreditação Qmentum Diamond para a linha + Cardio, com critérios como segurança do paciente e qualidade assistencial chancelados pela QGA Global Alliance.
Na tecnologia, a iniciativa TIC em Trilhas é um dos destaques. Desenvolvida pela PUCRS, Apple e Instituto Eldorado, o projeto está criando uma plataforma online que formará 30 mil jovens na área de TI. O objetivo é oferecer oportunidade de formação e acesso ao mercado de trabalho para jovens em situação de vulnerabilidade social em comunidades de diferentes regiões do País. No Rio Grande do Sul, a implantação do primeiro laboratório será no Tecnopuc Viamão. Acompanhe o andamento deste projeto
Comprometido em promover inclusão social, econômica e política, o Projeto Raízes foi criado para facilitar a inclusão de pessoas pretas, pardas e indígenas no ensino superior, e já garantiu o ingresso de 14 estudantes na graduação presencial, em diferentes áreas do conhecimento, com bolsa integral e ajuda de custo para permanência.
A PUCRS é um espaço de encontro entre inovação, diferentes saberes e realizações e segue um direcionador estratégico chamado Vetor de desenvolvimento da sociedade, em que se compromete a impulsionar o desenvolvimento social, ambiental, científico, cultural e econômico.
Este compromisso se manifesta por meio de iniciativas como a criação de estruturas que geram impacto e de parcerias estratégicas para promover a eficiência energética e o desenvolvimento de projetos para difundir conhecimentos sobre energias renováveis e práticas sustentáveis.
Um exemplo disso é o Laboratório de Tecnologias de Hidrogênio do Instituto do Petróleo e dos Recursos Naturais que, em parceria com a empresa Petronas PPBL, realiza um projeto para implementar o primeiro Laboratório Acreditado da América Latina para certificação de qualidade de hidrogênio. Apontado como o combustível do futuro e um dos importantes atores para o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono, o hidrogênio tem potencial de gerar inúmeras soluções de transição energética.
Foto: Giordano Toldo
Ainda relativo a este pilar, destacamos o Programa Genial Idade, lançado pelo Museu de Ciências e Tecnologia, que atuou na atração de pessoas de 65 anos ou mais para regressar ao mercado de trabalho. Em uma primeira edição, foram oferecidas quatro vagas de emprego para monitoria, de quatro horas diárias, nos turnos manhã ou tarde. Leia mais aqui.
Proteger os recursos naturais e o clima para as gerações futuras torna-se cada vez mais necessário. A PUCRS, guiada por seus direcionadores estratégicos, abraça esse desafio com um direcionador nomeado Responsabilidade social, ambiental e de governança. Assim, manifesta seu compromisso com a proteção do planeta. O grande destaque é a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Pró-Mata, mantida pela Instituição desde 1993 com o objetivo macro de conservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais.
A iniciativa Change the Climate é uma parceria com 14 instituições cujo objetivo é desenvolver políticas administrativas para diminuir a geração de gases-estufa por parte das universidades e, consequentemente, contribuir para que as metas de diminuição de emissão de carbono sejam atingidas pela humanidade. Por meio do projeto internacional Climate Labs, financiado pelo Erasmus+, a PUCRS desenvolveu o Programa de Gestão Ambiental.
A PUCRS possui um sistema de gestão de resíduos, conforme a legislação ambiental vigente, e já forneceu 1.616 toneladas de resíduos de construção civil (como caliças, gesso e isopor, por exemplo) para empresa licenciada que realiza o beneficiamento destes materiais, contribuindo para a redução do passivo ambiental.
Foto: Giordano Toldo
A busca pela paz, um dos pilares essenciais da Agenda 2030 das Nações Unidas, é uma jornada contínua que exige esforços conjuntos. Comprometida com a promoção da justiça social, a PUCRS participa ativamente da implementação do ODS 16 por meio de iniciativas que abrangem a educação jurídica, a proteção social e a garantia dos direitos humanos.
As iniciativas destacadas também evidenciam o comprometimento da Universidade com o ODS 17, mostrando como a colaboração e a cooperação são fundamentais para alcançar os objetivos globais e promover um futuro sustentável para todos.
Iniciativas como a parceria com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, a participação no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e a oferta de Serviço de Assistência Jurídica Gratuita (SAJUG) exemplificam o compromisso com a criação de um ambiente que promove o Estado de Direito, a igualdade de acesso à justiça e a proteção dos mais vulneráveis.
A PUCRS também participa de parcerias significativas, como a Aliança para Inovação de Porto Alegre e o Pacto Alegre, demonstrando o compromisso da Universidade com a inovação social e econômica.