Institucional

Reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, recebe título de Cidadão de Porto Alegre

quarta-feira, 22 de novembro | 2023

O reitor Evilázio Teixeira recebeu a honraria ontem (21) na Câmara Municipal da Porto Alegre. Na ocasião, também estavam presentes membros da Rede Marista. / Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA

O reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, recebeu, nesta terça (21), o título de Cidadão de Porto Alegre. A solenidade foi realizada na Câmara dos Vereadores da Capital e reuniu autoridades e representantes da comunidade universitária. A concessão do título é uma proposição do vereador Moisés Barboza (PSDB), em reconhecimento ao trabalho de educação, inovação e desenvolvimento social realizado pela Universidade durante o período em que está à frente da Reitoria.   

A honraria é recebida em um momento extremamente especial para a PUCRS: no mesmo mês em que completa seus 75 anos. Lisonjeado, o reitor agradeceu a seus familiares, amigos, ao Instituto dos Irmãos Maristas e à PUCRS, além da própria Casa Legislativa pela homenagem concedida. Em seu discurso, ele revisitou sua trajetória e se declarou otimista em relação à vida e à jornada que o levou onde está. 

“Hoje, Cidadão de Porto Alegre, a cidade que me recebeu como religioso marista, professor universitário, gestor de uma instituição que é reconhecida como a melhor universidade privada do Brasil e uma das melhores da América Latina. Não tenho dúvida que esta homenagem a mim concedida é uma homenagem também a PUCRS, pelo que ela representa para o desenvolvimento social, econômico, científico e cultural de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul”, disse o reitor.  

Moisés Barboza saudou Ir. Evilázio e relembrou a importância que a PUCRS tem na sua vida. O vereador relembra que a Universidade, além de uma instituição de ensino, é um espaço que acolhe diversos profissionais e emprega milhares de colaboradores. Com emoção, Moisés destacou o compromisso da PUCRS com a sociedade para além da educação.  

“São gerações e gerações de jovens que passam pela PUCRS. A forma como o Ir. Evilázio e as pessoas que trabalham na PUCRS tocam e estimulam esses jovens vai muito além de aprendizado e um ensino com os valores. É uma semente jogada ao vento, mas que vem produzindo nas últimas décadas muitos frutos para a nossa cidade, Estado e País. Nós também temos exportado filhos e filhas da PUCRS, que são frutos da educação de qualidade da Universidade, para um mundo globalizado.” 

José Paulo da Rosa, secretário municipal de Educação de Porto Alegre, ressaltou a importância de conceder o título ao reitor da PUCRS, alguém que tem contribuído diariamente pela educação não só da Capital como também do Estado. José é alumni da Universidade, onde realizou seu mestrado e doutorado em Educação. Em sua fala, destacou como o Campus vem se remodelando para atender os novos estudantes.  

“Me surpreendi porque fazia já alguns anos que eu não retornava à PUCRS, e fiquei encantado com a qualidade da estrutura do prédio 15, o Living 360. Não lembra em nada o prédio que eu estudei há alguns anos. E o que eu encontrei foi uma PUCRS modernizada. E para mim ela é o exemplo dos bons investimentos, belas escolhas, pelos excelentes espaços que a PUCRS está oferecendo a todos os seus estudantes.” 

Há quase 30 anos o Ir. Evilázio dedica sua vida à Universidade. / Foto: Giordano Toldo

Em sua fala, Ir. Evilázio ainda destacou que a educação é uma importante forma de cidadania e uma ferramenta de mudança social: 

“Tenho muito orgulho e alegria em há quase 30 anos dedicar minha vida à Universidade. Este é um dos modos de exercer minha cidadania. Realmente acredito que a educação é algo que melhora o ser humano em todos os sentidos. Porque a educação muda os hábitos, é civilizatória, e se faz sempre na relação entre pessoas; e o ser humano é o fundamento, o fim e o objeto de todas as instituições nas quais se exprime e realiza a vida social. Especialmente na sua comunidade, na sua cidade”, pontuou ele. 

Sobre o reitor 

Natural de Coxilha Grande, interior de Vacaria, Evilázio Francisco Borges Teixeira é Bacharel em Direito pela PUCRS. Também é Professor de Teologia e Filosofia, com Mestrado e Doutorado em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma) e Mestrado e Doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Santo Tomás D’Aquino – Angelicum (Roma).  

Aprofundou estudos de idiomas, italiano, inglês e francês, na Scuola Dante Alighiere – Roma, Centre Studies of English – Dublin e Institut Catholique de Paris. Além disso, fez intercâmbio cultural na escola NESE – The New England School of English, em Cambridge nos Estados Unidos. Fez MBA em Gestão e Liderança Universitária, através do IGLU – Instituto de Gestão e Liderança Universitária, com estágio na Universidade de Otawa – Canadá. Participou de três missões educacionais, uma na Índia (2011), outra na Noruega (2012) e na China (2017), promovidas pelo Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras e pelo Ministério das Relações Exteriores. Concluiu o Curso para Conselheiros de Administração – pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC. 

Possui diversas obras publicadas e traduzidas para diversos idiomas, como inglês, francês, espanhol e árabe. Entre as principais, estão: Imago trinitatis: Deus, sabedoria e felicidade (Porto Alegre, Edipucrs, 2003), A Educação do Homem Segundo Platão (São Paulo, Paulus, 2004 – 3ª edição), A Espiritualidade e Qualidade de Vida (Porto Alegre, Edipucrs, 2004), A Fragilidade da Razão (Porto Alegre, Edipucrs, 2005), Aventura Pós-Moderna e sua Sombra (São Paulo, Paulus, 2005) e Dignidade da pessoa humana e o direito das crianças e adolescentes (Porto Alegre, Edipucrs, 2021).  

Leia também: 75 anos e um passo à frente