Campus da PUCRS recebeu mais de 20 palestras e workshops simultâneos na última sexta-feira, dia 19
Carol Sanches, jornalista, radialista e influencer, ao lado de Gabriela Fruhauf, estrategista com atuação em agências, e de Sebastião Ribeiro, jornalista e empresário. / Foto: Felipe Luz
As atividades do Dia Mundial da Criatividade (World Creativity Day, em inglês) encheram os corredores e salas da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos e do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) com uma variedade de novas ideias e trocas de conhecimento, na última sexta-feira (19). Nesta edição, a PUCRS recebeu mais de 20 palestras e workshops simultâneos sobre originalidade, inteligência artificial, games, tendências, futuro – e é claro, criatividade!
Criado pela Organização das Nações Unidades (ONU) em 2018, o evento teve diversas atividades em todo o mundo. No Brasil, 55 cidades brasileiras participaram com milhares de atividades gratuitas entre os dias 18 e 21 de abril. Entre a programação realizada na PUCRS, destacamos três insights. Confira:
O professor da Famecos Raul Krebs mergulhou na exploração do papel do amor como uma fonte de conhecimento que permite que as pessoas a produzam narrativas importantes e distintas.
“A criatividade e a capacidade de comunicação são intrínsecas ao ser humano, evidentes desde o nascimento, quando um bebê se expressa através do choro”, ressaltou Raul.
Em sua palestra, o docente enfatizou a importância de desenvolver métodos e intensificar as frequências criativas para aprimorar a expressão artística, destacando o valor do amor pelos detalhes e pela comunicação como elementos cruciais, especificadamente na produção fotográfica, compartilhando ideias sobre como essa prática pode ser libertadora. Na indústria criativa, o professor ressaltou a importância de encontrarmos nosso lugar e caminho, enquanto a curiosidade atua como combustível para a exploração e a descoberta.
Carol Sanches, jornalista, radialista e influencer, ao lado de Gabriela Fruhauf, estrategista com atuação em agências, e de Sebastião Ribeiro, jornalista e empresário, compartilharam insights sobre a importância da autenticidade, originalidade e criatividade na produção de conteúdo. O trio explicou como esses elementos são cruciais para se destacar em um cenário saturado de informações.
Também exploraram estratégias práticas para encontrar uma voz única e construir uma marca pessoal sólida, ressaltando a relevância desses aspectos na atual era da economia dos criadores.
A publicitária e empreendedora Samantha Castro, com um histórico de mais de 500 projetos em quatro países, compartilhou uma dica valiosa: é possível conquistar a liberdade de trabalhar de qualquer lugar e atender clientes ao redor do mundo. Com um portfólio internacional em sua bagagem acadêmica e profissional, enfatizou que começar de onde você está, com o que você tem, é o primeiro passo para alcançar grandes alturas.
Além disso, Samantha trouxe reflexões importantes, destacando, por exemplo, que não se trata apenas das marcas das empresas, mas também das atitudes que deixamos, pois atrás de cada marca existe a história de alguém sendo contada.
Desde 2018, o Dia Mundial da Criatividade abre inscrições para voluntários, anfitriões, parceiros e participantes do Brasil e do mundo que querem fazer parte do ecossistema de criatividade e inovação em suas cidades.
O evento tem a missão de construir uma comunidade global de líderes criativos, educadores, empreendedores, investidores, criadores de conteúdo, pesquisadores e outros agentes de mudança em defesa da Resolução 71/284 da Organização das Nações Unidas.
Leia também: Conheça os destaques da especialização em Ilustração e Motion Design da PUCRS