Ensino

Reencontros e descobertas marcam o início do novo semestre presencial da PUCRS

terça-feira, 28 de fevereiro | 2023

Foto: Igor Bandera

No espírito de reencontro entre amigos e descoberta de novas possibilidades que a Universidade oferece, o novo semestre da graduação presencial começou nesta segunda-feira, dia 27 de fevereiro, na PUCRS. Mais de 15 mil estudantes estiveram pelo Campus para iniciar uma nova fase de aprendizado, conexões e desafios. O reitor da universidade, Ir. Evilázio Teixeira, deu as boas-vindas aos/às calouros/as e veteranos/as, em discurso no Teatro do prédio 40, e pontuou que uma universidade como a PUCRS vai além da sala de aula.  

“Cada vez mais eu percebo que a universidade é uma comunidade, não existe aprendizado individual. E o que é a comunidade? A comunidade é um lugar, é um espaço, em que a gente pode aprender e viver. Portanto, é uma comunidade aprendente. E aconselho que os/as estudantes explorem tudo o que essa comunidade oferece.” 

Leia também: Tudo que você precisa saber para a volta às aulas presenciais

Camila Pacheco, caloura do curso de Odontologia, conta que conferiu a grade de horários e que está empolgada com as disciplinas do primeiro semestre.  

“Vimos algumas coisas legais como fisiologia e genética. E também tem uma parte de bioética que eu acho que é bem importante, né? A gente nota que nesse cenário atual o assunto se torna cada vez mais relevante para a área da Odonto”, conta. 

Foto: Giordano Toldo

Quem retorna para mais um semestre também está animado para a volta às aulas. A estudante de Publicidade e Propaganda Fernanda Padilha Rocha está entusiasmada para as novas disciplinas. “Estou bem ansiosa pela matéria de fotografia porque é uma área que eu curto muito e gosto muito. Vi que tem umas disciplinas diferentes, como sustentabilidade. Provavelmente vai ser algo que vai agregar bastante, estou com bastante expectativa”, relata.  

As calouras do curso de Direito da PUCRS, Maria Laís e Julia de Souza, ambas de 18 anos, gostaram da integração realizada pela Universidade e pelos professores no primeiro dia de aula. Para Maria, a vontade de estudar Direito vem de família.

“O curso foi a minha primeira escolha. A minha avó chegou a fazer Direito aqui, e meu primo também, então eu meio que sabia o que eu queria. Foi fácil descobrir para qual área me direcionar. 

Além das novidades como o novo espaço da ediPUCRS, que agora tem sede no prédio 5, e os descontos em alguns estabelecimentos pelo Campus, os/as estudantes também receberam o novo caderno para começar o semestre. Durante o mês de março, a PUCRS vai contar com uma programação especial para a volta às aulas. Acompanhe a universidade nas redes sociais e não perca as próximas novidades. 

Confira a programação completa

Mais recentes