Impacto Social

Rede Marista inaugura usina fotovoltaica com capacidade para atender 33 unidades

quarta-feira, 16 de agosto | 2023

A inauguração contou com a presença de Irmãos Maristas, lideranças das frentes de missão da instituição, empresas parceiras e representantes municipais. / Foto: Rede Marista

Com investimento superior a R$ 3 milhões de reais, a Usina Fotovoltaica Champagnat I foi inaugurada no Recando Marista do Lami, em Porto Alegre, no início de agosto. O projeto é caracterizado como uma usina de médio porte com placas solares instaladas em solo ocupando uma área de aproximadamente 15.000m². Por ano, irá gerar 780MWh e essa energia será revertida em créditos para atender 33 unidades maristas, caracterizadas como de média e baixa tensão, com energia limpa. 

No local foram instalados módulos voltaicos que compõem o sistema de geração de energia, além de uma miniestação meteorológica e o sistema off grid. Será permitido acompanhar as condições climáticas, precipitações pluviométricas, velocidade do vento, temperatura dos módulos solares, incidência solar, entre outros a partir da miniestação meteorológica. Já o sistema autônomo não conectado à rede elétrica off grid será responsável por armazenar a energia solar excedente em baterias estacionarias para ser utilizada quando não houver produção.  

O presidente da Rede Marista, Irmão Deivis Fisher, enfatizou que a entrega é importante não só para a instituição, mas também para a comunidade: “A ideia de investirmos na geração de energia limpa é inspirada nos apelos sociais, eclesiais e institucionais que vem sendo feitos. Somos chamados a cuidar da nossa Casa Comum”.  

A inauguração contou com a presença de Irmãos Maristas, lideranças das frentes de missão da instituição, empresas parceiras e representantes da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Obras e Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Porto Alegre. A Banda Ecos, formada por educandos e educadores do Centro Social Irmão Antônio Bortolini, se apresentou no encerramento do ato de inauguração. 

Leia também: Energia Solar: entenda tudo sobre o mercado de sistemas fotovoltaicos no Brasil 

O Irmão Lauri Heck (esquerda) e o Irmão Deivis Fischer (direita) durante a inauguração da Usina. / Foto: Rede Marista/Divulgação

Na ocasião, o Irmão Lauri Heck, tesoureiro da Rede Marista, avaliou que o investimento reforça a missão da instituição:

“Temos o objetivo de educar nossas crianças e jovens para o cuidado com a vida em todos os aspectos, incluindo a preservação do meio ambiente. Dessa forma, incentivamos a formação de uma sociedade com consciência ecológica e sustentável”.   

Além da produção de energia limpa, a Usina Fotovoltaica Champagnat I também será aberta para a visitação de estudantes e pesquisadores. A partir de setembro, o local estará aberto para visitação de escolas privadas e públicas da rede estadual e municipal e também para universidades. As visitas podem ser agendadas a partir de setembro de 2023, pelo e-mail [email protected] 

Preservação da memória e difusão da identidade Marista

Para registrar e difundir as memórias do passado e do presente e promover a valorização do legado histórico, espiritual e cultural, o Centro de Espiritualidade e Memória Marista (CEMM) lançou recentemente um espaço digital: www.legadomarista.org.br. O site reúne livros, publicações, cantos maristas, cartas de Champagnat, roteiros formativos, entre outros subsídios, além de apresentar as principais ações do Centro de Memória.

Conheça o curso de Engenharia em Energias Renováveis da PUCRS

Mais recentes