Estudantes da graduação presencial da PUCRS podem participar até o dia 28 de outubro
A quinta edição da pesquisa Quem é o estudante da PUCRS?, liderada pela Pró-Reitoria de Identidade Institucional (Proiin), por meio do Grupo de Pesquisa do Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista, pode ser respondida por alunos/as da graduação presencial até o dia 28 de outubro, pelo link.
A pesquisa investiga as características do perfil, percepções, crenças e levanta sugestões dos estudantes de graduação presencial da PUCRS sobre suas experiências com a Universidade. O estudo mantém o objetivo de acompanhar as variações sociodemográficas, socioeconômicas, educacionais, culturais e comportamentais dos graduandos de cursos presenciais.
“Nosso maior objetivo é engajar o estudante no papel nuclear do processo educacional, contribuindo com suas experiências de desenvolvimento de modo integrado. Por meio da pesquisa, o estudante encontra um espaço privilegiado de participação somativa às iniciativas institucionais. Quando iniciamos em 2020, estávamos em pandemia. De lá para cá, já vivenciamos as decorrências pandêmicas, o avanço digital, novas legislações de ensino, os impactos planetários e mais recentemente, as crises climáticas destacadas pelas enchentes. Em um período de cinco anos, as experiências de nossos estudantes já se transformaram múltiplas vezes”, afirma Patrícia Espíndola Teixeira, coordenadora do Observatório Juventudes da PUCRS.
O conjunto de dados levantados seguem rigorosamente as exigências científicas, permitindo o avanço sobre a percepção juvenil nas realidades de Ensino Superior. Em paralelo, os resultados subsidiam as diferentes estruturas de gestão e serviços da universidade, principalmente no que diz respeito à aproximação com os contextos multifacetados das novas gerações.
“Estamos discutimos continuamente maneiras de aprimorar as práticas educacionais e administrativas para garantir que todos os membros da comunidade universitária se sintam valorizados e ouvidos. Essas ações refletem nosso compromisso com a excelência e com a construção de uma universidade que não só acompanha as mudanças do mundo contemporâneo, mas também se posiciona como um agente de transformação social”, destaca Irmão Marcelo Bonhemberger, Pró-reitor de Identidade Institucional.
Um dos maiores destaques observados na pesquisa é a evolução do número significativo de jovens na graduação presencial, da participação acadêmica do público feminino e das características de aprendizagens. No segundo semestre de 2023, 88,3% dos estudantes tinha entre 18 e 29 anos e do total populacional, 52,8% eram mulheres.
Outros fatores de destaque, referem-se aos 53,7% de estudantes com algum tipo de bolsa ou financiamento acadêmico. Em relação às aprendizagens, as modalidades se se distinguem entre jovens e adultos: jovens entre 18 e 29 anos, afirmam aprender melhor com atividades experiencias, práticas, motivacionais e inovadoras (60,3%); já 64,7% dos adultos acima de 30 anos, afirmam preferir aulas expositivas dialogadas.
Estudantes de todos os cursos de graduação presencial são convidados a participar. Os primeiros quatro anos de estudo revelam que mais de 5 mil estudantes já acessaram a pesquisa e deixaram suas contribuições. Participe e convide seus colegas!