PUCRS sedia 4º Encontro de Ouvidores das Universidades Gaúchas

terça-feira, 17 de outubro | 2017

Ouvidoria, escuta sensivel, centro de atencao psicossocial

Foto: Bruno Todeschini/PUCRS

No dia 20 de outubro, a PUCRS vai ser sede do 4º Encontro de Ouvidores das Universidades Gaúchas. Nesta edição, a tema será Ouvidoria como ferramenta de gestão institucional. O evento acontecerá no prédio 15 do Campus da PUCRS (Avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre).

Para o Ouvidor Institucional da PUCRS, professor Francisco Kern, será o momento de consolidar esse essencial canal de comunicação aberto e democrático para alunos, professores, colaboradores e comunidade em  geral. “A ouvidoria se caracteriza como um trabalho que se orienta pela legitimidade do cuidado institucional. É um espaço legítimo que responde e que media em nome da instituição de ensino”, diz.

A abertura do evento será realizada pelo Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Ir. Manuir Mentges. Na sequência, ocorrerá a palestra sobre “A Ouvidoria e a relação com a avaliação institucional”, com a coordenadora de Avaliação Institucional, a professora Marion Creutzberg.  No turno da manhã, ainda acontecerá um workshop sobre a escuta sensível no campo das mediações, com a professora Dóris Della Valentina, coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (CAP). “Serão trabalhadas habilidades do profissional da mediação, principalmente a relação de cuidado da instituição de ensino com o seu demandante”, comenta Kern. Na parte da tarde, outras atividades de formação dos ouvidores serão realizadas com a participação de todos.

Ouvidoria da PUCRS

Em 1999, foi criada a Ouvidoria Institucional, visando à melhoria no atendimento e à otimização dos serviços prestados na PUCRS (de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, o aluno é a razão de ser da Universidade, de modo que sua satisfação é uma das prioridades que a Instituição busca atender). Em 2006, foi implementado um sistema para gerenciamento de demandas, desenvolvido pela Gerência de Tecnologia da Informação e Telecomunicação (GTIT). A partir de 2010, foi implantado o sistema de Ouvidoria OMD Soluções para Ouvidorias, possibilitando aprimorar o levantamento de dados para a elaboração de relatórios, e ampliação do horário do setor para atendimento presencial e telefônico. Paralelamente ao sistema, a Ouvidoria Institucional passou a contar com página específica na web. No total de registros, deste que o atual sistema foi implantado, foram mediadas mais de oito mil demandas entre reclamações, informações, denúncias, sugestões e elogios.