PUCRS recebe Bênção Apostólica do Papa Francisco

quarta-feira, 06 de dezembro | 2023

Padre Gustavo Haas leu a Bênção Apostólica do Papa Francisco durante o evento Celebrar em Comunidade/ Foto: Giordano Toldo

Este é um ano jubilar para a PUCRS. Em 2023, a Universidade recebeu uma homenagem mais do que especial: a Bênção Apostólica do Papa Francisco, parabenizando a instituição pelos seus 75 anos. A carta foi redigida por Edgar Peña Parra, Substituto para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado de Sua Santidade a pedido do próprio Pontífice. O documento foi lido na íntegra pelo Padre Gustavo Haas, professor e capelão da Universidade, durante o Celebrar em Comunidade 2023, que ocorreu nesta quarta-feira (6).

Confira a Bênção na íntegra:

Magnífico Reitor,

Chegou a esta Secretaria de Estado a estimada carta, do último dia 19 de setembro, na qual Vossa Senhoria solicitava uma mensagem do Santo Padre para a comunidade acadêmica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) por ocasião da comemoração do septuagésimo quinto aniversário da fundação dessa prestigiosa instituição de ensino superior.

Unindo-se espiritualmente às celebrações jubilares, o Papa Francisco confiou-me a honrosa tarefa de transmitir a toda a comunidade universitária os seus mais venturosos augúrios para que, inspirados pelo lema ‘ad verum ducit’, possam contar com os auxílios necessários na busca incessante pelo conhecimento verdadeiro, guiados por Aquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida. Nesse sentido, o Romano Pontífice exorta todos a viver com coragem o compromisso com a verdade, superando qualquer espécie de obstáculo ou temor: ‘não tenhamos medo de ser verdadeiros, de dizer a verdade, de ouvir a verdade, de nos conformarmos com a verdade’ (Catequese, 25/VIII/2021). E, como penhor das abundantes graças que implora do Altíssimo para a direção, professores, técnicos e alunos da PUCRS, o Santo Padre de bom grado concede-lhes a Bênção Apostólica, pedindo, por favor, que não deixem de rezar por ele.

Aproveito o ensejo para manifestar-lhe protestos da mais elevada consideração em Cristo Senhor.”