Institucional

PUCRS promove segunda edição da Formação de Líderes Maristas 

terça-feira, 02 de abril | 2024

Essa é a segunda edição do Programa criado e ministrado pela Universidade  

A Formação aconteceu pela primeira vez em 2022. / Foto: Giordano Toldo

Em março, a PUCRS deu início à segunda edição da Formação de Líderes Maristas. A nova edição do Programa reuniu 70 irmãos e leigos maristas de 19 países, sendo 4 da Europa e os demais das Américas. A iniciativa, em formato de curso de extensão, é pautada pelos 22 capítulos do Livro Vozes Maristas e tem como objetivo preparar líderes para a missão, desenvolvendo habilidades e competências sociais e interculturais. A partir desta inspiração, os/as professores/as incentivam a reflexão sobre gestão e, com o compartilhamento de experiências, os participantes podem repensar sua atuação como líderes, além de pensar soluções para as diferentes frentes de missão que lideram. Em 2022, a formação contou com 62 lideranças maristas, de 18 países da Europa, América Latina e África. 

A Formação de Líderes Marista tem duração de 8 meses e segue até o dia 11 de outubro. Entre os docentes que irão ministrar as aulas encontram-se: Renata Tomasi, Jaqueline Mânica, Rosângela Florczak, Ana Clarissa Santos, Alessandra Dutra, Claúdio Sampaio, Alam Casartelli, Luciana Gomes, Claudia Bitencourt, Adriana Kampff, Leonardo Agostini e Ir. Afonso Murad. 

A coordenadora do projeto e professora do curso de Administração na PUCRS, Ana Clarissa Santos, explica que o programa consiste em 11 disciplinas que explicam todo o processo de liderança sob uma visão marista. No curso, os/as participantes irão aprender, entre outras coisas, sobre: as características do líder servidor e sua atuação em processos de mudança (considerando sempre pessoas da equipe no processo) e se inspirar nos exemplos de liderança de São Marcelino Champagnat.  

“As disciplinas acontecem de março a setembro na modalidade online, quando os alunos fazem as leituras, assistem vídeos e realizam os exercícios. Em outubro, todos/as os/as líderes são recebidos na PUCRS para uma imersão de 15 dias, quando refletem sobre os temas trabalhados na modalidade online, compartilham aprendizados e vivenciam experiências da nossa realidade.” 

Segundo o vice-reitor da PUCRS, Ir. Manuir Mentges, a Formação de Líderes Maristas possibilita uma contribuição coletiva e construtiva na formação de professores, colaboradores e lideranças no contexto das diferentes frentes de missão.  

“O programa de formação é um programa estruturado para lideranças de diferentes países e continentes do Instituto Marista. A PUCRS, por meio de seus professores e pesquisadores e com uma estrutura baseada em múltiplos formatos, colabora na liderança do programa, formando essas lideranças para os desafios contemporâneos. Nossa instituição sente-se honrada em contribuir com o desafio proposto, mas também se sente corresponsável nesta realização que reforça o posicionamento de inovação, geração de impacto e valor para a sociedade.” 

Ana Clarissa Santos explica que, embora as disciplinas sejam as mesmas de 2022, os/as docentes estão fazendo uma revisão do material e adequando o curso aos desafios atuais de uma liderança. “Da mesma forma, algumas atividades realizadas no momento presencial serão revistas de forma a se adequarem mais aos propósitos do curso”, explica.   

A professora lidera o projeto desde a sua primeira edição e para ela estar à frente dessa formação é um presente. 

“É uma oportunidade de unir propósito com trabalho, reviver e consolidar os valores maristas e pensar como uma gestão que olha para as pessoas pode contribuir para que a missão alcance ainda mais pessoas. Além disso, a possibilidade de interagir com tantos líderes, de diferentes partes do mundo, traz muitos aprendizados. Possibilita enxergar a nossa realidade com as lentes de outras pessoas. Dá mesma forma que faz um zoom out para os diferentes contextos, possibilita um zoom in no nosso fazer e pensar enquanto líder a partir das novas perspectivas trazidas pelos Irmãos e Leigos. Faz com que seja possível compreender a importância e a riqueza da diversidade. Finalmente, não posso deixar de mencionar a alegria de interagir e aprender com o time de professores que atuam no curso e com as equipes que fazem tudo isso acontecer”, finaliza. 

Impulsione seus negócios com a PUCRS – conheça nosso Ecossistema de Soluções Corporativas para empresas!

Mais recentes