Ensino

PUCRS-PrInt lança novos editais para mobilidade discente e docente

sexta-feira, 31 de janeiro | 2020

O Projeto Institucional de Internacionalização – PII (PUCRS-PrInt) alcançou a marca de 140 benefícios para pesquisas internacionais em 2019. A iniciativa, que tem como objetivo estimular a formação de redes de pesquisas entre países, é uma importante ferramenta para proporcionar experiências internacionais, pluralidade na comunicação e a consolidação de parcerias com IES estrangeiras. Confira aqui alguns relatos das experiências proporcionadas pelo PrInt.

Para este ano, a Universidade lançou novas chamadas para diferentes modalidades de auxílios à mobilidade de discentes e docentes. Com inscrições abertas até 15 de março, as bolsas estão programadas para início entre junho e agosto de 2020. Consulte os editais neste link.

Quem se beneficia com as bolsas do pucrs-print?

As bolsas são destinadas a professores e alunos de doutorado, vinculados aos Programas de Pós-Graduação (PPGs) da PUCRS, participantes do PII, bem como a professores pesquisadores vinculados a instituições estrangeiras que integram o PUCRS-PrInt.

A partir de recursos obtidos no Edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) 41/2017, o projeto visa ampliar a internacionalização dos PPGs, aprimorando a produção acadêmica vinculada aos programas, além de trazer soluções transformadoras para questões globais da sociedade. Com isso, o PUCRS-PrInt coloca a Pós-Graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) nos mais elevados patamares de qualidade, fazendo da PUCRS uma Universidade de classe mundial.

Os editais de seleção possuem oportunidades para as seguintes modalidades:

  • Professor Visitante no Exterior – Júnior ou Sênior;
  • Missões de trabalho no exterior
  • Professor Visitante no Brasil;
  • Jovem talento com experiência no exterior e Pós-doutorado com experiência no exterior.
  • Doutorado Sanduíche;
  • Capacitação em cursos de curta duração.

Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

Conheça as pesquisas que fazem parte do PUCRS-PrInt

Dentro do projeto, existem 14 projetos de cooperação, divididos em três temas prioritários: Saúde no Desenvolvimento Humano; Mundo em Movimento: Indivíduos e Sociedade e Tecnologia e Biodiversidade: Sustentabilidade, Energia e Meio Ambiente. Temas como migrações, doenças negligenciadas, violência na modernidade e novas tecnologias para a sustentabilidade e para a saúde são algumas das pesquisas que fazem parte do projeto. Confira:

Mais recentes