Institucional

PUCRS lança novo portal institucional com foco na experiência do usuário 

segunda-feira, 25 de março | 2024

Mudanças visam melhorar a navegação e tornar mais simples a busca por informações  

No último sábado (23), a Universidade lançou um novo portal institucional. As mudanças refletem os interesses e necessidades dos/as usuários/as, oferecendo uma experiência de navegação mais intuitiva e eficiente. A busca pelas informações disponíveis no portal também está muito mais fácil: as páginas funcionam como um hub de conteúdos relacionados a assuntos relevantes para nossa comunidade. 

“Essa mudança do portal torna tangível algo que acreditamos: as pessoas devem estar no centro das experiências. Para isso, realizamos uma revisão completa nos nossos conteúdos e a unificação de toda a nossa oferta de produtos educacionais separado por eixos – ensino, pesquisa, inovação, serviços, saúde e impacto. Agora, o novo formato dá destaque e mostra com clareza o tamanho da PUCRS, apresentando os projetos que a Universidade está envolvida e como tudo isso que gera impacto nas pessoas”, explica Lidiane Lorenzoni, assessoria de Comunicação e Marketing a PUCRS.  

Conforme a Analista de Soluções Digitais da PUCRS, Caroline Marca, o projeto contou com a metodologia de diversos grupos focais, pesquisas em profundidade, pesquisa qualitativa e análise de dados de navegação.  

“O diagnóstico de todos esses dados nos mostrou que cerca de 32% do índice de insatisfação do antigo portal estava relacionado à navegação, que antes se baseava na estrutura organizacional da Universidade. Alinhado ao objetivo estratégico de ter as pessoas no centro de cada experiência e de evidenciar nossa atuação completa e nosso portfólio global de serviços e oportunidades, nosso novo portal tem como principal desafio trazer uma nova lógica de organização dos conteúdos sob a perspectiva do que é relevante para o usuário, e principalmente para nossos prospects, pontua Caroline. 

O que você irá encontrar na nova versão do Portal PUCRS: 

Navegação simples e intuitiva: a lógica de navegação foi reformulada para refletir os interesses dos/as usuários/as, proporcionando uma experiência mais intuitiva e amigável; 

Foco no/a usuário/a: conteúdos e funcionalidades foram reorganizados com base na relevância, garantindo que as informações mais importantes estejam ao alcance dos/as usuários/as; 

Unificação do portfólio de cursos: as ofertas de cursos agora ficarão em um único local, facilitando o acesso; 

Visibilidade para o que a PUCRS oferece: as diferentes unidades de negócios são apresentadas de forma simples, facilitando o acesso e a compreensão dos serviços ofertados pela Universidade. 

Por que existe uma espécie de “capa” no portal? 

Uma das novidades do novo portal é a possibilidade de personalizar a home conforme o perfil do usuário e seus interesses. A partir da seleção de um dos três perfis na “capa”, o usuário pode se identificar como integrante da comunidade PUCRS (aluno, colaborador) ou definir se quer saber mais sobre Ensino e Pesquisa, Inovação e Empreendedorismo ou Saúde e Bem-Estar.  

Além disso, é sempre possível selecionar diferentes perfis, ao escolher umas das opções em “Quero descobrir” na barra do menu principal. Seguindo esta mesma lógica, todas as páginas possuem uma seção de notícias personalizada de acordo com o assunto tratado ali. 

Não achou algo que procurava?  

Fique tranquilo/a, grandes mudanças de estrutura podem exigir um tempo de adaptação. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco através dos nossos canais de comunicação. 

Leia também: Cerimônia marca lançamento do Centro João Paulo II de Estudos da Cultura Polonesa 

Mais recentes