Ensino

PUCRS lança formação docente e segunda licenciatura para profissionais da educação

terça-feira, 23 de janeiro | 2024
A ação busca incentivar a formação de professores.
Foto: Camila Cunha

A PUCRS acaba de lançar duas possibilidades para profissionais da educação: a formação docente (para quem já possui bacharelado na área da educação) e a segunda licenciatura (para professores que desejam se qualificar para ministrar aulas em outras áreas). A iniciativa busca incentivar a formação de professores no Brasil.   

Reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), as novas modalidades ofertadas pela PUCRS permitem aos/às profissionais a conclusão de uma nova graduação na área da educação em até dois anos. Conheça os diferenciais de cada uma:

Formação docente  

Destinada a bacharéis (na área da educação), a formação docente da PUCRS possibilita que profissionais já formados em grau de bacharel concluam uma licenciatura. Nessa modalidade, a nova graduação é baseada na formação original do profissional interessado/a, e o novo percurso formativo será estabelecido de acordo com as especificidades de cada curso.   

Na formação docente, um bacharel em História tem a oportunidade de, em até dois semestres (um ano), finalizar a licenciatura na mesma área e atuar como professor, por exemplo.

Segunda licenciatura 

A segunda licenciatura pode ser tanto na mesma área de formação da primeira licenciatura quanto em área diferente da formação original. A principal vantagem é a oportunidade de poder ministrar mais de uma disciplina curricular na educação básica. considerando que nas escolas, os percursos ou itinerários formativos/investigativos já estão contemplados, em um trabalho docente cada vez mais interdisciplinar. O tempo do curso vai depender de qual área o/a docente já atua e qual pretende seguir, com duração mínima de dois semestres (um ano) e máxima de quatro semestres (dois anos). 

Por exemplo, se o/a profissional é professor/a da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História) ou Teologia e deseja complementar a sua formação com uma graduação em Linguagens, Letras Inglês ou Letras Português, levará no máximo quatro semestres para concluir os estudos. Outra possibilidade é o Licenciado em Pedagogia que deseja fazer Letras Inglês para lecionar em escolas bilíngues e poderá obter sua segunda titulação em quatro semestres (dois anos).

Dúvidas frequentes  

1) É preciso fazer Vestibular para participar?   

Não. Nestas modalidades a entrada é via ingresso de diplomado.  

2) Já sou formado há mais de dez anos. Posso participar?  

Não temos corte em relação à data de formação do diplomado.

3) Essa modalidade de graduação é reconhecida pelo MEC?  

Sim. Conforme legislação específica. 

4) Há incentivo financeiro para a realização dos cursos? Diplomados contam com benefícios?  

Os cursos de licenciatura da PUCRS contam com 40% de desconto como incentivo à formação de professores (exceto em Educação Física que o desconto é de 30%). Caso o/a interessado/a seja egresso da PUCRS, poderá também solicitar o desconto de 25%. Estudantes de outras Instituições de Ensino (IES) têm desconto de 15% durante o 1º semestre (parcelas de 1 a 6).  

Ficou interessado? Entre em contato pelo WhatsApp (51) 2101-0110.

 Leia mais

Mais recentes