A PUCRS promove, por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Continuada (PROGRAD) juntamente com a Escola de Humanidades, a edição piloto do curso Docência Universitária: práticas de ensino e aprendizagem. Com início em março, o curso terá carga horária de 360 horas e é destinado aos docentes da Universidade que tenham interesse em seguir se atualizando na área da Educação. Nesta edição, o curso terá 25 vagas inicialmente reservadas para os professores compõem os Núcleos de Inovação Pedagógica (NIPs) das Escolas.
Na segunda edição, serão abertas novas vagas para os demais professores da PUCRS. Confira a programação do curso e as disciplinas que compõem a especialização, pois você poderá cursá-las mesmo antes de estar inscrito na especialização e, depois, solicitar aproveitamento. O objetivo do curso é propor práticas pedagógicas inovadoras na educação superior por meio da pesquisa sobre os processos relacionados à docência. Adriana Kampff, pró-reitora de Graduação e Educação Continuada da PUCRS, contextualiza a proposta, a partir dos cursos desenvolvidos pelos NIPs:
“Por meio dos cursos dos NIPs, que acontecem em todas as Escolas, os professores são estimulados a inovarem em suas aulas, com um olhar investigativo, registrando e refletindo sobre os resultados alcançados. Os primeiros resultados foram publicados no livro ‘Percursos de inovação pedagógica: ensaios investigativos da prática docente’”, diz a pró-reitora.
A abordagem pedagógica adotada é híbrida, mesclando disciplinas online síncronas e assíncronas. Conta também com atividades experienciais presenciais, combinando teoria, prática e reflexão sobre os aspectos relacionados à gestão da sala de aula. O curso possui um conjunto de disciplinas obrigatórias e disciplinas eletivas, para o professor escolher as opções que melhor se adequam às suas expectativas e trajetória acadêmica na PUCRS. Além disso, o curso atende aos pressupostos institucionais de formação permanente docente:
“O curso de especialização visa estruturar as oportunidades formativas de educação continuada para os docentes da PUCRS, alinhadas ao projeto de inovação pedagógica da Universidade, bem como ao perfil docente da PUCRS definido no mapa de competência. Tais competências objetivam o aprimoramento docente, por meio da produção de conhecimentos e práticas pedagógicas inovadoras em consonância com as diretrizes institucionais. Portanto, o curso atende aos pressupostos institucionais de formação permanente docente”, destaca Adriana.
O curso conta com três eixos formativos: Reflexões sobre a docência na educação superior, Metodologias e tendências na educação superior e Avaliação da aprendizagem na educação superior.
Os professores que fizerem o curso serão acompanhados ao longo das disciplinas. Destacam-se os cursos dos NIPs, com apresentações dos percursos de inovação. Além disso, ao final do curso, os docentes devem organizar um portfólio de estudos e produtos realizados ao longo das atividades das quais participaram para obter a certificação da especialização, descrevendo como as disciplinas e atividades desenvolvidas ao longo de sua formação geraram significado para seu desenvolvimento docente.
O curso aborda, entre várias outras questões, o uso de tecnologias educacionais na docência universitária, sendo transversalizado em diversas atividades que contam com recursos digitais e espaços em diferentes plataformas virtuais, nas quais os professores interagem. “Ainda assim, há disciplinas optativas de inclusão, acessibilidade e educação digital, de inteligência artificial na educação, bem como para produção e mediação dos modelos online da universidade”, acrescenta Adriana. Ela também destaca que existem módulos que exploram estratégias de ensino online e uso de plataformas digitais.
“Há ainda as formações que a PROGRAD oferece aos professores para produção e mediação nos diversos modelos online da universidade, entre eles estão os modelos das Disciplinas Online da Graduação Presencial, das Disciplinas na Graduação Online e das Disciplinas do Pós-PUCRS Online”, pontua a pró-reitora.
O curso aborda também o tópico de inclusão e diversidade na sala de aula universitária, especialmente nos cursos dos NIPs, contemplando as adaptações necessárias à docência. Há ainda módulos específicos sobre estratégias para lidar com diversidade cultural e necessidades de aprendizagem diferentes, por meio de disciplinas que abordam metodologias diversificadas para possibilitar as adaptações necessárias à aprendizagem a diferentes estudantes.
A disciplina Cultura e Identidade – Percurso formativo Marista, que também é ofertado como curso, promoverá a vivência do jeito PUCRS de ser e agir, criando um espírito de identificação e empoderamento sobre o que significa ser Marista em nosso espaço de atuação, inspirando o trabalho humanizado e contribuindo para a transformação da sociedade. É possível se inscrever aqui.
Além dos conhecimentos teóricos, os participantes desenvolvem também habilidades práticas ao longo do curso, justamente relacionadas a uma melhor seleção de recursos para compor suas aulas, com intencionalidade pedagógica. Essas habilidades são desenvolvidas graças às discussões presentes nas aulas e a ampliação de repertório metodológico, tecnológico e de avaliação.
Também são apresentadas, como competência abrangente, estratégias para assegurar que os professores serão capazes de criar experiências de aprendizagem mais significativas aos contextos dos estudantes e suas áreas de conhecimento, engajando-os e assegurando uma aprendizagem efetiva.
O curso também tem como um de seus principais objetivos manter os participantes atualizados sobre as tendências e inovações na área da docência universitária, partindo de um portfólio de cursos e atividades já existentes e em permanente atualização. “Assim, ao cursar essas atividades, estarão sempre atualizados sobre as últimas tendências e necessidades da educação superior e da nossa comunidade universitária”, pontua Adriana.
“A formação qualifica o professor para o exercício contemporâneo da docência frente aos desafios de cenários diversos e em transformação, do digital às experiências comunitárias, reconhecendo o papel que ele tem para promover e assegurar a geração de aprendizagem significativa e de impacto junto aos seus estudantes”, acrescenta.
Há também a conexão, de diversas formas, com o Planejamento Estratégico da PUCRS, colocando as pessoas no centro de cada experiência. Os professores têm a possibilidade de compor seu percurso formativo com diversas atividades eletivas além das atividades obrigatórias, e isso refletirá em seus estudantes por meio de cada uma das experiências de aprendizagem criadas, sempre buscando a excelência acadêmica e o engajamento de uma comunidade plural.
O planejamento da Universidade traz como posicionamento a inovação, geração de impacto e valor para a sociedade. Nesse contexto, professores bem-preparados para dirigir situações significativas de aprendizagem junto aos estudantes são essenciais.
“Como está no mapa de competências do docente PUCRS, o professor tem seu foco em atuar como agente transformador no desenvolvimento do corpo discente, investigando e refletindo continuamente sobre as práticas educativas, acompanhando as tendências na área de educação, de forma a produzir conhecimentos e práticas pedagógicas inovadoras, em compatibilidade com os princípios e as diretrizes institucionais”, finaliza.