Inovação

PUCRS firma parceria com Empresa LG para realização de ensaios na área de compatibilidade eletromagnética 

sexta-feira, 12 de abril | 2024

Comitiva com Vice-presidente Global da LG e representante da PCN Latin America visitou o Campus e realizou assinatura de termo de cooperação entre o Labelo, da PUCRS, e a multinacional sul-coreana 

Foto: Giordano Toldo

No início deste mês, uma comitiva da LG Electronics visitou as instalações dos Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica, Calibração e Ensaios da PUCRS (Labelo). A visita contou com a presença do vice-presidente Global da LG, Sunghyung Ji, do diretor-geral da unidade fabril da LG de Manaus, Jaehwan Kim, e do CEO do Organismo de Certificação PCN Latin America, Kim Rieffel, além de Ir. Evilázio Teixeira, reitor da PUCRS, Israel Teixeira, diretor do Labelo, Caio Tagliapetra Gomes, gerente Comercial do Labelo, e Milton Stella, diretor de Negócios da Pró-Reitoria de Administração e Finanças da PUCRS. 

Na ocasião, o Labelo e a LG Electronics firmaram um acordo para realização de certificações e ensaios laboratoriais na área de compatibilidade eletromagnética (EMC), expandindo o escopo de atuação da empresa sul-coreana junto à Universidade nos segmentos de Home Appliances & Air Solution e Home Entertainment. Israel Teixeira, diretor do Labelo, ressalta: 

 “A qualidade da operação do Labelo, ressaltada pelo vice-presidente global da LG em várias ocasiões durante a visita, certamente contribuiu para a realização do Memorandum of Understanding (MoU) – memorando de entendimento em português -, e certamente contribuirá para novas ações em conjunto. Isso trará benefícios relevantes para a universidade, pois essa relação possibilitará mapear sinergias entre as instituições”. 

Para que fabricantes e importadores acessem o mercado brasileiro de equipamentos eletroeletrônicos, é necessário que os produtos sejam certificados para garantir a segurança aos consumidores. Um dos componentes da avaliação da conformidade é a realização de ensaios de segurança e eficiência em laboratórios, o que é crucial para o bem-estar da sociedade e proteção ao meio ambiente.  

O Labelo se destaca na América Latina pela sua capacidade de realizar ensaios nos segmentos de eficiência energética e segurança do usuário. Com recentes investimentos em infraestrutura laboratorial, a unidade no Campus está preparada para oferecer soluções para o setor industrial do País e fortalecer o sistema brasileiro de avaliação da conformidade. 

O gerente comercial do Labelo, Caio Tagliapetra, complementa que, além da fidelização deste player nos escopos já atendidos, a perspectiva é que, com a assinatura do MoU, haverá a possibilidade de expansão da parceria.  

Parceria contribui para intercâmbio de conhecimento  

Foto: Giordano Toldo

Com o Brasil na vanguarda do desenvolvimento de sua Estratégia Nacional de Infraestrutura da Qualidade (ENIQ) e a Coreia do Sul reconhecida por suas práticas avançadas de infraestrutura de qualidade, o intercâmbio internacional assume uma importância fundamental nesse esforço colaborativo. 

Ao aproveitar o conhecimento e as experiências de ambos os países na avaliação da conformidade do produto e da infraestrutura laboratorial, essa parceria não apenas aprimora a cooperação, mas também facilita a transferência de conhecimento e o compartilhamento de práticas recomendadas em escala global. Além disso, a parceria entre o Brasil e a Coreia do Sul exemplifica o papel fundamental da cooperação internacional para enfrentar desafios comuns e impulsionar avanços em todo o setor. 

Leia também: Renda domiciliar do trabalho bate recorde nas regiões metropolitanas, mas base da pirâmide é a menos beneficiada  

Mais recentes