Impacto Social

PUCRS envia a primeira voluntária para comunidade de acolhida na Alemanha 

terça-feira, 02 de abril | 2024

Aluna do Curso de Ciências Sociais compartilha as suas experiências no Voluntariado 

Handiara dos Santos, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política da PUCRS, embarcou, na última semana, para a sua primeira experiência como voluntária interprovincial. A estudante irá ficar em uma comunidade de acolhida em Mindelheim, no sul da Alemanha, com o auxílio do Programa de Voluntariado Educativo Marista PUCRS, promovido pelo Centro da Pastoral e Solidariedade. 

Na PUCRS, a Pastoral desempenha um papel fundamental ao incentivar os membros da comunidade acadêmica a auxiliar aqueles que mais necessitam. O envolvimento em atividades voluntárias local ou regionalmente proporciona aos voluntários a oportunidade de se conectarem diretamente com indivíduos de diversas realidades. Ao dedicarem seu tempo e esforço, eles contribuem para melhorar as condições de vida, abordando aspectos como alimentação, educação, lazer, interação social e prevenção da violência. Além disso, esse engajamento possibilita estabelecer laços mais estreitos com outros membros da comunidade, sejam eles irmãos ou leigos, permitindo uma compreensão mais profunda e identificação com o carisma Marista. 

O Voluntariado Interprovincial é uma ferramenta poderosa para criar habilidades e compartilhar conhecimentos e valores, contribuindo para a redução da pobreza na sociedade. Ele promove iniciativas institucionais e provinciais como as Comunidades Lavalla200>, Projeto Fratelli, Solidariedade com o Sudão do Sul ou o Distrito Marista da Ásia

A doutoranda é um exemplo, já que sua história foi traçada ao lado do Voluntariado Interprovincial. Handiara ingressou na PUCRS como aluna de graduação pelo ProUni e atualmente é mestra e bacharela em Ciências Sociais, concluindo seu programa de doutorado em Sociologia e Ciência Política – com bolsa integral por meio do Programa de Excelência Acadêmica (PROEX), fomentado pela CAPES. Como pesquisadora, realiza diversos estudos que incluem as crianças e as suas emoções a partir da antropologia e sociologia. 

Como experiências voluntárias, a estudante atualmente está atuando na Instituição VIAVIDA Pró-Doações e Transplantes, por meio do Programa de Voluntariado Educativo Marista PUCRS, promovido pelo Centro de Pastoral e Solidariedade. Ela participa de diferentes atividades na instituição na parte infanto-juvenil, como as reuniões de planejamento, grupo de estudos, movimentos de conscientização nas escolas e em espaços públicos. 

Ela será a primeira voluntária Interprovincial enviada pela PUCRS em experiência na Alemanha, na comunidade de acolhida Maristen JugendHaus – onde exercerá atividades de acolhimento e educação de jovens a partir dos valores Maristas.  

“Fazer voluntariado é uma imensa oportunidade de desenvolvimento em todas as áreas da vida das pessoas e poder realizar essa ação através da Pastoral da PUCRS é saber que você sempre terá suporte gentil e cuidadoso em cada etapa do processo,” aponta Handiara. 

A Casa da Juventude Marista (JugendHaus) foi inaugurada em 2020, tendo como objetivo ser um espaço de atendimento à juventude e de incentivo dos valores Maristas. A casa atende vários projetos, como jogos, leitura, escrita, música, artes, apoio pastoral, espaços de sala de aula em turma, entre outros. Os voluntários são organizados em grupos para a realização da formação e vivência prática em creches, hospitais e alojamentos de imigrantes e refugiados. Handiara auxiliará o voluntariado atendendo a parte administrativa e nos diversos projetos que são ofertados. 

“As expectativas são gigantes para o voluntariado internacional tanto na questão de aprendizados quanto nas trocas de saberes, é uma oportunidade única e valiosa, pois, irei conviver com diferentes pessoas nas suas respectivas culturas, línguas e modos de ser. Vivenciarei atividades práticas de acolhimento e educação de jovens para o entendimento e enfrentamento dos desafios do mundo, com foco no desenvolvimento de futuros voluntários” comenta a estudante de Ciências Sociais. 

Tem interesse em se tornar voluntário?

O Centro da Pastoral e Solidariedade abre vagas no início de cada semestre letivo, nos meses de janeiro e agosto, respectivamente. Os requisitos básicos para se tornar parte do programa são: 

  • Idade mínima de 18 anos; 
  • Ser aluno de graduação, aluno de pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado), alumni (diplomado) ou colaborador da PUCRS; 
  • Ter disponibilidade para dedicar de 2 a 4 horas semanais para o voluntariado, preferencialmente em dias úteis e em horário escolar; 
  • É importante o comprometimento com o projeto por, pelo menos, seis meses. 

Mais recentes