O Vestibular de Verão da PUCRS 2020 apresenta novo formato. As principais mudanças incluem a realização da prova em um único dia, atendendo a um pedido antigo dos vestibulandos, e novos pesos. O concurso ocorre no dia 27 de outubro, um domingo, e as inscrições estão abertas neste link. A composição das provas será dividida em dois núcleos: o núcleo comum, aplicado a todos os cursos, e o núcleo específico, aplicado de acordo com o curso escolhido pelo candidato. Esta é uma das três formas de ingresso na Graduação, que pode ocorrer também via transferências ou ingresso diplomado.
Confira como serão os pesos das provas, de acordo com os cursos:
Curso da Escola de Medicina
(70 questões objetivas + Prova de Redação)
Tempo para realização da prova: 5h30min
Cursos da Escola de Ciências da Saúde e da Escola Politécnica
(50 questões objetivas + Prova de Redação)
Tempo para realização da prova: 4h30min
Cursos da Escola de Direito, da Escola de Negócios, da Escola de Humanidades e da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos
(50 questões objetivas + Prova de Redação)
Tempo para realização da prova: 4h30min
Formato da prova
Uma das principais motivações para a mudança é o alinhamento com as novas diretrizes do Ensino Médio, que preveem, além de um conjunto de aprendizagens essenciais, maior aprofundamento por área de conhecimento por meio de itinerários formativos. O novo modelo também reflete a organização da Universidade por Escolas, que reúnem cursos de áreas afins.
Devido à grande concorrência para Medicina, a prova terá um número maior de questões – abrangendo todas as áreas do conhecimento – e consequentemente um tempo maior de realização, com 5h30min. Os demais cursos terão 4h30min. A redução do número de questões, necessária para que o concurso seja realizado em um único turno, em nada compromete a qualidade e o nível de exigência da prova.
Modalidades de inscrição
No momento da inscrição, o vestibulando poderá escolher entre três modalidades: realizar a prova da PUCRS; utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); ou realizar a prova e utilizar a nota do Enem. Neste último caso, para a classificação valerá a melhor colocação: escore nas provas ou pontuação no Enem.
Alunos de outras instituições podem ingressar na PUCRS por meio das transferências. Quem ingressar na Universidade em 2020/1 por esta modalidade, tem as seguintes vantagens:
Interessados podem se inscrever diretamente neste site.
Para o ingresso de diplomado, quem foi aluno PUCRS e concluiu a graduação na Universidade tem direito a desconto de 25% nas mensalidades. Egressos de outras instituições também podem fazer uma segunda graduação por meio dessa opção. Para todos os ingressantes nesse formato valem os benefícios citados abaixo:
Informações também estão disponíveis na Central de Atendimento ao Aluno, no Living 360° (prédio 15) do Campus (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre), pelo WhatsApp: +55 (51) 99871-2972, pelo telefone (51) 2101-0110 ou pelo e-mail [email protected].
CRÉDITOS EDUCATIVOS
A PUCRS oferece modalidades de crédito exclusivas, Proed e Credpuc, que permitem o pagamento de 50% do valor da mensalidade durante o curso, e 50% após a formatura. O grande diferencial é que o pagamento é realizado sem juros, corrigido apenas pelo valor atualizado anualmente pela variação da mensalidade.
Estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em Colégios da Rede Marista contam com um crédito educativo exclusivo para estudar na PUCRS. O Crédito Educativo Marista possibilita que o estudante faça a graduação pagando 40% da mensalidade e o restante parcelado em até uma vez e meia do tempo de utilização. Ou seja, em um curso de 4 anos, o estudante pagará 40% ao longo da graduação e os 60% poderão ser pagos em até 6 anos após a formatura, em parcelas fixas, reajustadas conforme o valor atualizado das mensalidades da graduação.
Informações adicionais e os regulamentos dos programas estão disponíveis no site www.pucrs.br/estude-na-pucrs/incentivo-a-educacao. Outros detalhes podem ser obtidos na Central de Atendimento ao Aluno, no Living 360° (prédio 15), via WhatsApp: +55 (51) 99871-2972, pelo telefone (51) 2101-0110.