Com o case Tecnopuc Anywhere, a Universidade foi contemplada na premiação promovida pelo Grupo AMANHÃ
A gestora de operações e empreendedorismo do Tecnopuc, Flavia Fiorin, e o líder de comunicação e marketing do Tecnopuc, Fernando Lemos, representaram a PUCRS na cerimônia. / Foto: Aquivo pessoal
A PUCRS conquistou o 1º lugar na categoria Ensino e Pesquisa da 20ª edição do prêmio Campeãs da Inovação, promovido pelo Grupo AMANHÃ, com apoio técnico do IXL Center, de Cambridge (EUA). A premiação coloca, ainda, a Universidade entre as 80 instituições mais inovadoras do Sul do País.
A cerimônia de entrega do prêmio foi realizada na tarde desta quarta-feira (7), na Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) em Florianópolis. Nela, a Universidade e o Tecnopuc foram representados pela gestora de operações e empreendedorismo do Tecnopuc, Flavia Fiorin, e pelo líder de comunicação e marketing do Parque, Fernando Carara Lemos. Para o reitor da Universidade, Ir. Evilázio Teixeira, o reconhecimento reforça o posicionamento estratégico da instituição.
“Uma Universidade inovadora e ciente de seu compromisso social deve ser protagonista no processo de desenvolvimento regional e global. É nisto que a PUCRS está focada. Nosso ecossistema de inovação e empreendedorismo não se resume a espaços construídos. Somos pioneiros e atuamos de maneira cada vez mais integrada, entre academia e mercado, para transferir conhecimento, transformar práticas, gerar novos e sustentáveis negócios, promover relações saudáveis, gerar e distribuir riquezas. Este reconhecimento nos faz sentir que caminhamos com êxito na direção proposta em nosso plano estratégico: gerar valor, inovação e impacto positivo na sociedade”, destaca.
A PUCRS, que tem como visão ser uma nova universidade para uma nova sociedade, conta com uma sólida estrutura de inovação e de empreendedorismo e tem sido contemplada em importantes premiações voltadas à inovação e ao empreendedorismo nos últimos anos.
Em 2022, conquistou a mesma categoria Ensino e Pesquisa da mesma Campeãs da Inovação – relembre aqui. No ano passado, a Universidade foi destaque no Ranking Universidades Empreendedoras, conquistando o 1º lugar no ranking geral entre as universidades brasileiras privadas sem fins lucrativos – confira aqui. Na edição de 2024 do Campeãs da Inovação, o case inscrito foi o Tecnopuc Anywhere.
Para Flavia Fiorin, esse reconhecimento em um projeto tão estratégico para o Parque e a Universidade é motivo de alegria e impulso para a continuidade.
“Estamos muito felizes com a premiação do Tecnopuc Anywhere, um projeto que posiciona o Parque como agente de transformação de conhecimento em negócios inovadores e de impacto onde quer que estejam. A premiação sinaliza que estamos no caminho certo e nos motiva a seguir buscando extrapolar as fronteiras para incentivar o desenvolvimento de conexões, parcerias e negócios inovadores que impactem positivamente a sociedade”, ressalta a gestora.
Alinhado ao plano estratégico da PUCRS 2023-2027, o Tecnopuc Anywhere integra a proposta de valor do Parque: gerar e transformar conhecimento em negócios inovadores e de impacto ambiental, social e econômico, através da ciência e tecnologia, desenvolvendo e conectando talentos e organizações onde quer que estejam.
Na prática, o projeto se consolida em iniciativas inovadoras nas seguintes frentes: transformação de conhecimento em startups; prospecção e a presença internacionais; criação de uma plataforma digital que permitirá acesso a toda experiência Tecnopuc, independentemente de onde o empreendedor esteja; e incorporação de ambientes figitais, que possibilitam a geração de novos negócios que já nascem globais e o suporte para aqueles que estão no Tecnopuc a chegarem mais longe.
Os principais resultados do projeto têm se dado no âmbito das conexões com novos mercados, no Brasil e fora dele, a exemplo da parceria entre as Escolas Politécnicas da Universidade da Califórnia – Irvine (UCI) e da PUCRS, com intermediação e ativação do Tecnopuc, que proporciona um intercâmbio entre alunos das duas universidades na construção de projetos de negócios com foco na solução de problemas globais; da contratação, pela Prefeitura de Santa Rosa, do Tecnopuc – por meio das suas estruturas do Hub Celeiro AgFood e do Laboratório de Criatividade (Crialab) – como apoio técnico no desenvolvimento de um hub de inovação em agronegócios na região; e da presença de startups de diferentes estados brasileiros nos Ciclos de Aceleração do EduX – hub de educação do Tecnopuc.
A Campeãs da Inovação, realizada há 20 anos pelo Grupo AMANHÃ, é a mais importante pesquisa do gênero no país. Ela permite que empresas e organizações da região Sul possam se comparar com indústrias globais graças ao Innovation Management Index, ferramenta da metodologia do Global Innovation Management Institute (GIMI) aplicada pelo IXL-Center, de Cambridge, Massachusetts, nos Estados Unidos. O GIMI é uma organização global sem fins lucrativos criada por executivos de inovação, acadêmicos e consultores especializados em inovação. A organização auxilia pessoas, empresas e regiões a desenvolver competências em gestão da inovação de nível mundial promovendo as melhores práticas através de padrões, métricas, programas de capacitação e certificações globais.