Ensino

Prova de redação online teve como tema Os significados do verbo “dividir”

segunda-feira, 06 de dezembro | 2021

vestibular

Foto: Vlada Karpovich/Pexels

A PUCRS aplicou a prova de vestibular online para candidatas e candidatos a mais de 40 cursos de graduação, de diferentes áreas do conhecimento, neste domingo, 5 de dezembro. O teste de redação teve como tema Os significados do verbo “dividir”.   

Para desenvolver o tema, o participante teve de escolher, a partir de exemplos dados, uma das acepções do verbo “dividir” e escrever um texto dissertativo-argumentativo discutindo as razões pelas quais o verbo indica “separar” ou “compartilhar”. Os argumentos para justificar o ponto de vista devem basear-se em dados da realidade e fatos pertinentes ao tema. 

Adaptado de texto publicado no periódico Deutsche Welle, o primeiro exemplo tinha como centro: 1494: Portugal e Espanha dividem o mundo. “No dia 7 de junho de 1494, as potências da época, Portugal e Espanha, assinaram o Tratado de Tordesilhas, dividindo o mundo em duas metades”, apresentava a questão.  

O outro exemplo foi adaptado de uma notícia publicada no site da BBC News Brasil sobre primeira vez desde 1912, em que dois competidores do atletismo dividiram a medalha de ouro. “A final de salto em altura dos Jogos Olímpicos de 2021 terminou de uma maneira que não era vista há mais de um século: em Tóquio, Mutaz Essa Barshim, do Catar, e Gianmarco Tamberi, da Itália, dividiram a medalha de ouro. Depois de uma competição exaustiva que durou mais de duas horas, os dois estavam empatados no placar. Mas, em um momento de nobreza competitiva, eles concordaram em finalizar a disputa e dividir o título”, destacava o texto.  

vestibular

Foto: Bruno Todeschini

O listão de aprovadas e aprovados será divulgado no dia 8/12, em ordem alfabética, no site www.pucrs.br/estudenapucrs/vestibular. Estudantes aprovados serão avisados por e-mail e a universidade divulgará o resultado simultaneamente em seus canais oficiais, assim como informações sobre o procedimento de matrícula.   

A prova foi aplicada por meio de um ambiente virtual composto de robusto sistema antifraude da Mercer, empresa americana reconhecida pelos recursos tecnológicos de segurança para processos de avaliação remotos. Com o uso de inteligência artificial, a plataforma oferece um ambiente de controle de navegação que impede consultas a outros navegadores e softwares durante a prova e o chamado proctoring online, que identifica comportamentos irregulares com alta precisão.   

Os critérios de avaliação da redação são os mesmos utilizados em uma prova presencial: conteúdo, estrutura e expressão linguística da dissertação do candidato. Além disso, a redação deve seguir as normas estabelecidas no manual do candidato, ter entre 250 e 350 de palavras, ser escrita em língua portuguesa e seguir o tema proposto.   

Leia também: Vestibular 2022: veja como foi a prova presencial de Medicina 

Confira as próximas datas importantes:   

 Listão: 8/12, no site Estude na PUCRS   

 Matrículas: 13 e 14/12   

 Inscrições para Vestibular Complementar: a partir do dia 09/12  

O exame para candidatos ao curso de Medicina aconteceu presencialmente no sábado (4), das 13h às 18h30, nos prédios 8, 11, 12 e 50 do Campus. O gabarito com as questões corrigidas já está disponível neste link.    

Candidatos que tenham quaisquer dúvidas podem contatar o Hub de Relacionamento da PUCRS pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (51) 99871-2972. Informações sobre os cursos, possibilidades de bolsas e financiamento também estão disponíveis no site www.pucrs.br/estudenapucrs ou pelo telefone (51) 2101.0110. 

Mais recentes