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PUCRS tem três projetos contemplados em edital sobre alteridade na pós-graduação

sexta-feira, 31 de março | 2023

estudantes diversidade

Programa visa o respeito às diferenças e busca contribuir para a redução de assimetrias e desigualdades no SNPG. / Foto: Envato Elements

Três projetos submetidos por professores da PUCRS foram contemplados no Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) Alteridade na Pós-Graduação. O programa da CAPES trabalha o conceito de alteridade, envolvendo o reconhecimento, o respeito às diferenças e a capacidade de se colocar no lugar do outro, e busca contribuir para a redução de assimetrias e desigualdades no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). 

O programa tem o objetivo de apoiar projetos voltados à formação de recursos humanos altamente qualificados e ao desenvolvimento de investigação acadêmico-científica em projetos com foco no conceito de alteridade e com vistas ao seu diagnóstico, sua aplicação e representação. Ao todo, foram 13 projetos contemplados, oriundos de instituições brasileiras de ensino superior públicas e privadas. Cada proposta terá duração de 40 meses e direito a duas bolsas de mestrado, uma de doutorado e três de pós-doutorado. 

Para o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Universidade, Carlos Eduardo Lobo e Silva, o edital traz um assunto importante e em debate na PUCRS.  

“Alteridade é um tema que dialoga diretamente com os direcionadores do nosso Planejamento Estratégico e, por isso, ficamos especialmente felizes com a notícia de três propostas contempladas. Os projetos poderão contribuir com avanço contínuo da nossa pós-graduação”, adiciona. 

Conheça os projetos contemplados 

O professor de filosofia da PUCRS Agemir Bavaresco é o coordenador do projeto “Critérios de criação, desenvolvimento e modelagem de dados sobre Alteridade na estruturação da Pós-Graduação nas regiões Norte, Sul e Centro Oeste do Brasil”. O objetivo do projeto é ajudar a entender o conceito de Alteridade como fator na construção das estruturas dos corpos discentes dos PPGs, pelo viés de gênero, com apontamentos críticos e criar mecanismos e políticas que auxiliem na efetivação plural e inclusiva no SNPG. 

A partir de uma revisão conceitual sobre alteridade, o projeto vai buscar criar critérios de mapeamento de análises acerca da paridade de gênero no corpo discente de PPGs das Ciências Humanas, nas regiões Norte, Sul e Centro Oeste, desenvolvendo uma ferramenta de coleta de informação de dados sobre as estruturas dos PPGs.   

O projeto coordenado pela professora Edla Eggert do PPG em Educação da PUCRS, intitulado “Trajetórias educativas de discentes e egressas(os) de programas de pós-graduação em educação na perspectiva da interseccionalidade”, é uma parceria entre docentes de quatro PPGs em Educação, localizados em Porto Alegre (PUCRS e UFRGS), Campo Grande (Universidade Católica Dom Bosco), e Aracajú (Universidade Federal de Sergipe).  

Foto: Envato Elements

Em uma análise prévia, o projeto constatou que, embora as ações afirmativas existam dentro dos Programas de Pós-graduação, as ações estão em estágios diferentes. Sendo assim, o projeto quer identificar as diferentes experiências nessas Universidades para depois realizar intercâmbios e integrações sobre as implementações de ações afirmativas já existentes. Com a utilização de depoimentos de alunos e egressos, o projeto vai buscar identificar se as dificuldades de acesso e permanência podem contribuir na reordenação dos planejamentos e processos de admissão de novos estudantes.   

Políticas de permanência e temas de interesse de pessoas negras, indígenas e refugiadas que estudam na Pós-Graduação em cursos da área de Ciências Sociais Aplicadas na região Sul, Centro-Oeste e Norte é o tema do projeto coordenado pelo professor e coordenador do curso de jornalismo da PUCRS, Deivison Moacir Cezar de Campos. O objetivo do projeto é cartografar as políticas de permanência de estudantes negros, indígenas e refugiados em programas de pós-graduação da área de Sociais Aplicadas nas regiões Sul, Centro-Oeste e Norte do país.  

Com isso, o projeto vai buscar discutir o avanço das políticas afirmativas nessas regiões e, ao mesmo tempo, levantar dados para fomentar políticas públicas eficazes de acesso e permanência de estudantes da pós-graduação que fazem parte desse grupo. O projeto tem a parceria com outros dois PPGs em Comunicação da Universidade Federal do Mato Grosso e da Universidade Federal Roraima.