Pesquisa

Programa Mulheres na Ciência seleciona mentoras e mentoradas

terça-feira, 05 de abril | 2022

Mulheres na CiênciaEstão abertas as inscrições para o Programa de Mentoria do Programa Mulheres na Ciência, iniciativa que acontece por meio do edital Women in Science: UK-Brazil Gender Equality Partnerships, lançado pelo British Council. Fruto de uma parceria entre PUCRS, UFRGS e King’s College London, do Reino Unido, o edital é destinado à seleção de pesquisadoras e alunas das áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) nos níveis de graduação, mestrado e pós-doutorado. As inscrições podem ser realizadas até o dia 14 de abril.

O programa de mentoria tem o objetivo de incentivar mulheres no planejamento e desenvolvimento de sua trajetória acadêmica na área de pesquisa escolhida, fornecer ferramentas e conteúdos sobre a participação feminina na academia, criar espaços e estimular a troca de experiências entre as participantes e suas mentoras. Além disso, o programa visa fomentar a participação feminina em áreas de pesquisa STEM, especialmente em papeis de liderança.

“O programa Mulheres na Ciência, em parceria com a UFRGS e o King’s College, é uma importante iniciativa para a valorização da mulher na ciência, destacando a liderança feminina no avanço do conhecimento científico e tecnológico. Essa iniciativa irá incentivar mulheres e meninas no planejamento e no desenvolvimento da sua trajetória acadêmica, oportunizando a criação de espaços de protagonismo e a troca de experiências. Acredito que fomentar a presença feminina nas áreas Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática contribuirá para o avanço da equidade de gênero, valorizando o talento e a presença feminina”, ressalta Fernanda Morrone, Diretora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq).

O edital visa selecionar três mentoras (pós-doutorandas) e 15 mentoradas (alunas de graduação ou mestrado). Para se inscrever, as candidatas a mentora e mentoranda devem possuir vínculo ativo com a PUCRS (como pós-doutoranda ou estudante de graduação/mestrado, respectivamente) há pelo menos seis meses, realizar pesquisa em áreas Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, ter disponibilidade mínima de seis horas semanais e possuir inglês intermediário ou superior.

As candidatas devem encaminhar nome completo, número de matrícula da PUCRS, área de pesquisa/estudo, link do currículo Lattes, e-mail e telefone para contato para o e-mail [email protected], com o assunto Inscrição Programa de Mentoria WIS 2022.

As informações completas sobre o processo seletivo podem ser encontradas no edital completo neste link. Dúvidas e mais informações sobre o programa também podem ser enviadas para o e-mail [email protected].

Mais recentes