Mestrandos e doutorandos dos Programas de Pós-Graduação da PUCRS integram mentoria até novembro
Foto: Daniela Nunes/Tecnopuc
Na última terça-feira, dia 20 de agosto, um evento marcou o início da terceira edição do Programa Hangar. Parceria entre a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) e o Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc), a iniciativa visa despertar o olhar empreendedor de mestrandos/as e doutorandos/as dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) da PUCRS. Nesta edição, serão 13 estudantes de seis PPGs.
Ao longo dos próximos meses, o Programa Hangar oportuniza o contato com palestras e workshops com profissionais de mercado, networking com empreendedores, atividades práticas e mentorias com acompanhamento individual para cada projeto. Entre os conteúdos que serão trabalhados no programa, estão: ecossistema de inovação, propriedade intelectual, acesso à capital e modelo de negócios.
Leia mais: Relembre como foi a edição do ano passado
Os estudantes participarão do Pitch Day no dia 29 de novembro, concorrendo a uma passagem e inscrição para participação de um evento de empreendedorismo e inovação, participação em programa de desenvolvimento de startups do Tecnopuc e um espaço em coworking do Tecnopuc.
No evento de abertura do programa, dois convidados compartilharam suas experiências com o empreendedorismo. Alessandra Morelle, da Thummi (plataforma de monitoramento remoto do paciente oncológico), abordou seus aprendizados, erros e acertos de uma pesquisa que se transformou em negócios.
Já o professor da Escola Politécnica Rafael Prikladnicki falou sobre o cientista empreendedor, reforçando o papel do Programa Hangar em despertar um novo olhar sobre a pesquisa. O professor apresentou diversos cases internacionais, nacionais e da própria PUCRS de pesquisas transformadas em negócios e que estão em nosso dia a dia.
O mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração Miguel Fernando Eduardo, orientado pela professora Edimara Luciano, é um dos participantes da nova edição do Hangar. Natural de Moçambique, o estudante está em Porto Alegre há 7 anos e pesquisa empreendedorismo social para refugiados, com auxílio da smart community e as cidades inteligentes.
“Me interessei em participar do programa porque abordo um tema muito sensível, mas muito alinhado ao Hangar, que visa o empreendedorismo. Tenho interesse em desenvolver negócios e poder ajudar empreendedores sociais. São pessoas que têm muito potencial, mas não se veem contemplados”, adiciona.
Para saber mais sobre o Programa Hangar, acesse o site.
Tendo uma das melhores pós-graduações do país, a PUCRS é comprometida com a contribuição com o avanço da pesquisa no Brasil. Além do Programa Hangar, a Universidade também conta com outro programa dedicado aos seus pesquisadores que vai além da sala de aula.
O Conexão Pós, evento promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCRS, busca oportunizar o compartilhamento das pesquisas conduzidas pelos mestrandos e doutorandos da Universidade. As inscrições para a segunda edição do evento acontecem entre os dias 1 e 2 de outubro e as pesquisas apresentadas estão inseridas no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).