Ensino

Professora Soraia Musse é a primeira mulher homenageada do SBGames  

segunda-feira, 10 de junho | 2024

Docente será reconhecida na 23ª edição do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital 

Foto: Giordano Toldo.

A professora Soraia Musse, do Programa de PósGraduação em Ciência da Computação (PPGCC) da Escola Politécnica, é a Pesquisadora Homenageada do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), apoiado pela Comissão Especial de Jogos e Entretenimento Digital (CEJOGOS) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) deste ano. A edição de 2024 acontece em Manaus, no Amazonas, entre 30 de setembro a 3 de outubro.  

Este é o maior evento acadêmico da América Latina nesta área de jogos e reúne professores, pesquisadores, estudantes e empresários que têm os jogos como objeto de investigação e produto de desenvolvimento. Anualmente são recebidos cerca de mil participantes de diferentes regiões do Brasil e de países como Peru, Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Inglaterra, Portugal, dentre outros. 

“Eu fui uma das pesquisadoras da área de Computação Gráfica que criou esse simpósio e ele cresceu e se tornou um dos maiores na área. Já organizei o SBGames três vezes, inclusive, em 2014, aconteceu no Centro de Eventos da PUCRS. Através do SBGames, criamos a área de jogos entretenimento digital no Brasil, no que tange desenvolvimento científico, e que causa muito impacto na indústria. E sobre a premiação, eu fiquei muito feliz, orgulhosa e privilegiada de ser a terceira pesquisadora brasileira a receber esse prêmio e a primeira mulher”, comemora a professora da Universidade e coordenadora do VHLab, Soraia Musse.  

Sobre a docente  

Possui graduação em Bacharelado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Cours Postgrade En Informatique Realité Virtuelle – Ecole Polytechnique Federale de Lausanne (1997), doutorado em Doctorat En Science – Ecole Polytechnique Federale de Lausanne na Suíça (2000) e pós-doutorado na Universidade da Pennsylvannia – USA em 2016.  

Sua pesquisa tem ênfase em Processamento Gráfico, principalmente nos seguintes temas: computação gráfica, agentes sintéticos virtuais, multidões de agentes virtuais, percepção visual e visão computacional. Já publicou mais de 60 artigos em periódicos, sendo vários deles de grande impacto. É a terceira pesquisadora mais citada na área de Simulação de Multidões, e a segunda mais citada na área de Simulação de Pedestres, de acordo com o Google Scholar. Na PUCRS, ela orienta alunos de graduação, mestrado, doutorado e bolsistas de pós-doutorado, coordena o Laboratório de Simulação de Humanos Virtuais (VHLab) e participa de outras estruturas de pesquisa. 

Leia também: