Ensino

Professor referência em políticas educacionais ministra aula no Pós PUCRS Online

terça-feira, 28 de janeiro | 2020

Andy Hargreaves,pós pucrs online,educação,educação transformadora,políticas educacionais

Aulas presenciais com Andy Hargreaves aconteceram nos dias 24 e 25 de janeiro / Foto: Pedro Antonio Heinrich

O mundo está constantemente passando por mudanças, e isso reflete diretamente na educação e nos sistemas de ensino. Para conseguirem acompanhar essas transformações, escolas e universidades precisam estar atentas e encontrar soluções para as novas demandas que surgem. Dentro desse debate, a PUCRS recebeu uma das maiores referências no debate sobre políticas educacionais no mundo nos dias 24 e 25 de janeiro. Andy Hargreaves, que leciona na Lynch School of Education na Boston College (EUA), onde também é pesquisador; na Universidade de Hong Kong (China); na Universidade de Ottawa (Canadá); e na Universidade de Stavanger (Noruega), ministrou duas aulas presenciais do curso Educação Transformadora: Pedagogia, Fundamentos e Práticas, do Pós PUCRS Online. Os encontros aconteceram dentro da disciplina Aprendendo a mudar: ensinar para transformar, que também conta com a professora da Escola de Humanidades Leunice Martins de Oliveira. Na modalidade online, a aula estará disponível a partir de 16 de março.

A disciplina tem a intenção de auxiliar na compreensão do momento em que vivemos a partir do pensamento complexo, incentivando uma visão de mundo ampliada. Com isso, promove a análise da necessidade de uma reforma educacional, considerando o processo de globalização da informação e a possibilidade de a escola rever seu objetivo diante dessa nova realidade. Durante as aulas, Andy expôs alguns modelos de ensino existentes e provocou os alunos presentes a pensarem sobre como grandes mudanças afetam a educação e a vivência dentro da sala de aula.

Educação transformadora: uma responsabilidade de todos

Para Hargreaves, o mundo passou por grandes mudanças nos últimos dez anos, incluindo o avanço da tecnologia, o colapso econômico e a crise dos refugiados. E isso afeta diretamente no processo de ensino e aprendizado. “Há movimentos massivos de pessoas ao redor do mundo fugindo de guerras, da fome, da falta de oportunidades. Isso faz as pessoas pensarem sobre identidades, quem elas são, a que lugar pertencem. Muitas pessoas de famílias brasileiras estão indo para a América do Norte. Algumas crianças têm um pai aqui e uma mãe na América, por exemplo. Então não é mais uma questão de ser brasileiro ou americano. A questão é como podemos ser os dois? E como os professores podem dar apoio nisso?”, questiona.

Em relação a uma educação transformadora, o professor acredita que essa é uma responsabilidade de todos. O papel de lideranças e governantes nesse processo é o de incentivar que a educação seja algo inspirador e fazer com que as pessoas entendam sua importância e sua função dentro disso. E, principalmente, atrair bons professores pagá-los suficientemente bem e investir na sua qualificação: “Uma vez que você está dentro da escola, o que mais afeta o aprendizado dos estudantes não é o currículo, o prédio, as tecnologias. É a qualidade do professor”.

Leading from de Middle e a importância da colaboração

Andy Hargreaves,pós pucrs online,educação,educação transformadora,políticas educacionais

Professor tem se dedicado à pesquisar sobre Leading from the Middle / Foto: Pedro Antonio Heinrich

Atualmente, Hargreaves se dedica à pesquisa sobre Leading from the Middle (liderar a partir do meio, em tradução literal), que estuda formas de criar mais equidade, inclusão e bem-estar de maneira ampla para os estudantes. Ele explica que essa é a liderança alternativa à top down (de cima para baixo) e à bottom up (de baixo para cima). Conforme o professor, há duas formas de pensar a liderança a partir do meio: uma entende o meio como um intermediário, que coleta os trabalhos do topo e os delega para a parte de baixo; a outra, que considera mais interessante, entrega o poder para as pessoas que estão no meio.

No caso de escolas, liderar a partir do meio faz sentido porque quem está nessa posição também está próximo dos alunos e da comunidade. “Ter o poder no meio conecta as pessoas. Com isso, elas aprendem umas com as outras e entendem as responsabilidades como coletivas para o sucesso uns dos outros”, resume. O professor defende que os professores tenham mais tempo para interagirem entre si, para que se apoiem e para que troquem experiências e conhecimento. “Não é como se você aprendesse a ensinar e parasse. Você está sempre aprendendo a ensinar. Eu tenho 68 anos de idade e ainda estou aprendendo a ensinar. E é assim que temos que ver muitos trabalhos, mas, particularmente, o de professor”, conclui.

Sobre Andy Hargreaves

Andy Hargreaves foi presidente do Congresso Internacional de Eficácia e Melhoria Escolar e consultor em educação do Premier de Ontário e do primeiro ministro da Escócia. Seus mais de 30 livros ganharam vários prêmios de Escrita Extraordinária – incluindo o prestigiado Prêmio Grawemeyer de 2015 em Educação para a Capital Profissional (com Michael Fullan). Também foi classificado pela Education Week entre os 10 melhores acadêmicos com maior influência no debate sobre políticas educacionais dos EUA. Em 2015, o Boston College concedeu-lhe o prêmio Excelência em Ensino com Tecnologia.

Saiba mais sobre o curso

O curso Educação Transformadora: Pedagogia, Fundamentos e Práticas conta com alguns dos maiores educadores do mundo, trabalhando assuntos como didática, currículo, metodologias, oferecendo a oportunidade de se aprofundar na ciência da educação e pedagogia sob a ótica da complexidade, criatividade e empatia. A especialização tem duração mínima de 12 meses – sendo nove de disciplinas e três de TCC -, com carga horária de 363 horas. As matrículas para a modalidade online estão abertas e podem ser feitas pelo site. Ao fim da especialização, o aluno recebe Certificado de Especialista em nome da PUCRS.

A Moderna Educação: metodologias e tendências

Outro curso oferecido dentro do Pós PUCRS Online é A Moderna Educação: Metodologias, Tendências e Foco no Aluno. A especialização também conta com professores que são referência mundial, como Leandro Karnal, Luiz Felipe Pondé, Marc Prensky e Martha Gabriel. As matrículas já estão abertas e o aluno pode escolher entre as modalidades presencial (com início em abril de 2020) ou online.

Mais recentes