Ensino

Programa de Pós-Graduação em Comunicação apresenta pesquisas para a comunidade acadêmica

terça-feira, 30 de maio | 2023

Programa de Pós-Graduação em Comunicação apresenta pesquisas para a comunidade

Foto: Divulgação

Na última semana, aconteceu a 1ª Mostra de Pesquisa em Comunicação: contribuições inovadoras para o conhecimento e as práticas comunicacionais. Promovida pelo do Programa de Pós-graduação em Comunicação da PUCRS, o evento ocorreu de forma online, com a participação de professores e pesquisadores da Escola de Comunidação, Artes e Design (Famecos). Na ocasião, foram apresentadas 16 pesquisas financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A mostra teve como principal objetivo a apresentação à comunidade universitária e ao mercado as pesquisas realizadas no programa. É a primeira vez que um evento desse tipo é organizado pela Famecos.  

“Este evento tem um papel crucial na promoção do diálogo entre a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. Através da exposição dos resultados dessas pesquisas, podemos despertar o interesse do público, informar as pessoas sobre as últimas descobertas em várias disciplinas e demonstrar como a pesquisa científica pode ter um impacto positivo em nossas vidas”, afirmou o professor Roberto Tietzmann.  

A pesquisadora Ana Paula Bourscheid apresentou sua pesquisa sobre o uso de jogos com propósito (quando um jogo é pensado para explorar uma certa área do pensamento), mais especificamente, do jogo Super Gotinha VS Desinformação. O game foi criado com o intuito de combater a desinformação acerca das vacinas contra a Covid-19 e será apresentado em diversas escolas pelo Brasil. Ela também discutiu a importância de se utilizar jogos com propósito para abordar questões sociais relevantes, como a disseminação de informações falsas e vacinas, e como isso pode ser uma ferramenta eficaz para educar e conscientizar jovens.  

A pesquisadora Taís Valente apresentou a tese sobre as transformações profissionais na área da Publicidade e Propaganda. Motivada por sua inquietação após mais de 20 anos de atuação no meio, decidiu realizar um estudo sobre como equilibrar a flexibilização do trabalho publicitário para evitar a sua precarização Após finalizar a pesquisa, Taís definiu 11 princípios fundamentais para a qualificação do trabalho, entre eles, a perversidade nos trabalhos publicitários não pode ser normalizada e citou também a importância do estabelecimento de acordos entre agência e profissional.  

“A agência acaba sendo muito permissiva ao tratar o pedido do cliente como lei, que deve ser atendido na hora. O que acaba pressionando os profissionais”, defende. 

O professor e coordenador do PPG em Comunicação Social, Juremir Machado da Silva, entende que o evento foi relevante “tanto para a comunidade acadêmica, quanto para os pesquisadores que tiveram a possibilidade de apresentar suas pesquisas”. Para a professora Cristiane Mafacioli, “quando esse conteúdo das pesquisas chega a um número maior de pessoas, maior é o potencial de compartilhamento e disseminação”. A primeira edição da mostra começou por volta das nove horas da manhã e se encerrou às nove da noite. 

Inscreva-se na Pós-Graduação da PUCRS

Mais recentes