Institucional

Pós-enchente: o poder da Comunicação no processo de reconstrução

sexta-feira, 11 de outubro | 2024

Projeto Fênix realizou ensaio fotográfico na Famecos

A rede de solidariedade para a retomada, após as enchentes de maio, continua na Escola de Comunicação Artes e Design – Famecos. Na terça-feira (8), o projeto Fênix – iniciativa da Associação Riograndense de Propaganda (ARP) para auxiliar a reconstrução de microempresas atingidas pela enchente -, desenvolveu um ensaio no estúdio de fotografia da Famecos. A ação gratuita beneficiou um ateliê de moda. 

A campanha publicitária foi realizada para o ateliê Costura Consciente e Design Sustentável (CÓS). Denominado como um ecossistema de costura de impacto, o CÓS tem uma equipe composta apenas por mulheres – desde estudantes de Moda até as costureiras autônomas. A microempresa oferece oficinas de moda sustentável e laboratório de costura básica para as integrantes da equipe. “A gente faz com que elas sigam aprendendo, junto com sua geração de renda. Elas podem ter essa liberdade, podem exercer atividades sem ter um emprego fixo”, diz Marina Giongo, coordenadora geral do ateliê.

“Com comunicação podemos potencializar qualquer negócio”, afirma a publicitária responsável pelo projeto junto ao CÓS, Liana Bazanela. O Fênix foi criado para auxiliar na reconstrução de microempresas atingidas pelas enchentes. Lançado em junho, a iniciativa obteve mais de 100 inscrições e 20 micronegócios foram selecionados. O critério do processo seletivo foi a urgência dos serviços de Comunicação e as necessidades de cada organização. Além do ensaio fotográfico, o projeto também prevê oficinas virtuais sobre marketing e negócios, além de mentorias individuais e coletivas. 

Fonte: Laboratório de Jornalismo

Foto: Julia Dorigon