Institucional

Pocket Show na Rua da Cultura encerra programação de volta às aulas da PUCRS 

segunda-feira, 25 de março | 2024

Banda Braza e Artista Desconhecido foram as atrações na última sexta-feira (22) 

A Banda Braza se apresentou na Rua da Cultura na última sexta (22). / Foto: Giordano Toldo

Parte já tradicional das programações de volta às aulas da PUCRS, os Pocket Shows na Rua da Cultura recebem os alunos no início de um novo semestre – e em 2024/1 não seria diferente. As atrações da vez foram a banda Braza, grupo carioca que possui como principais estilos musicais o reggae, rap e o rock; e o Artista Desconhecido. Os artistas tocaram no palco da Rua da Cultura, das 18h às 19h, da última sexta-feira (22), sendo a atração resultado da parceria entre a PUCRS Cultura e a Rede Atlântida. 

A Rua da Cultura foi idealizada em 2018 pela Universidade. Na época, foi sentida a necessidade de ter um palco para apresentações artísticas, é o que relembra Ricardo Barberena, professor e diretor da PUCRS Cultura. A parceria com a Rede Atlântica nasceu desse desejo de oferecer um espaço de convivência estimulante para a comunidade do Campus.  

“Desde a sua criação, o Instituto de Cultura tem promovido essas ações, várias delas em parceria com a ATL House, porque viver uma experiência universitária na sua plenitude é ir muito além dos limites da sala de aula”, explica Barberena.  

Com mais de cinco anos de atuação, a ATL House – a casa da Rádio Atlântida – já se tornou uma referência dentro da Universidade quando o assunto é lazer. Letícia Baptista de Castro, gerente de Negócios na Tornak Holding, a empreendedora da ATL House, explica que o espaço foi pensado para responder às expectativas das pessoas jovens que vivem o Campus da PUCRS.  

“A ATL House conta com opções de lazer, consumo, estudo, trabalho e entretenimento para toda a comunidade. Com aquela sorte de topar com os comunicadores que entram e saem do estúdio fixo montado na casa e uma agenda intensa de shows e atividades que recheiam o ano da ATL House”. 

Falar de cultura é falar de educação 

O Artista Desconhecido fechou o show na Rua da Cultura. / Foto: Giordano Toldo

A PUCRS respira cultura: com shows, peças de teatro, oficinas de canto, violão, grafitti e muito mais, a Universidade tem a cultura como uma forma de educação. O Campus não é só um lugar de sala de aula, é um lugar de muitas experiências.  

“Depois da pandemia de Covid-19 percebemos o quanto a presencialidade é muito importante no processo de formação humana. Os shows impactam no sentido de proporcionar novas experiências e assim repensar uma nova universidade para uma nova sociedade. Falar de cultura é falar de educação. Quando lemos um livro, quando ouvimos uma música, quando vamos ao cinema ou quando vamos ao teatro estamos aprendendo mais sobre a nossa existência”, pontua Ricardo Barberena. 

A PUCRS já promoveu pocket shows de diversos artistas: em 2023, o início do ano letivo trouxe a apresentação do rapper Wiu, que animou a plateia com seus maiores sucessos. Em 2022, várias outras atrações rechearam o primeiro semestre, como Di Ferrero, da banda NX Zero, Vitor Kley, e Lucas Silveira, da banda Fresno. Os anos anteriores também trouxeram artistas como Rafa Machado, da banda Chimarruts, e o cantor Armandinho, em 2018 e 2019, respectivamente. 

Mais recentes