A professora da Escola de Humanidades Marília Morosini está entre os 100 pesquisadores mais influentes em Educação da América Latina no Latin America Scientist and University Education Rankings 2022. A docente também aparece entre os 50 cientistas que mais publicaram nos últimos cinco anos. O ranking é desenvolvido pela AD Scientific Index que apresenta os coeficientes de produtividade de cientistas e pesquisadores de todo o mundo baseados nos perfis públicos no Google Scholar, tendo como fundamento a produção total, atividade nos últimos cinco anos e número de citações.
O ranking de produtividade é um instrumento que lista não somente pesquisadores produtivos, mas também pesquisadores com alto fator de impacto em uma determinada área, disciplina, universidade e país, podendo orientar o desenvolvimento de incentivos e políticas acadêmicas. A docente ressalta que este é um importante reconhecimento da atuação científica da Escola de Humanidades e do Programa de Pós-Graduação em Educação, além da PUCRS como apoiadora da construção da ciência.
“Essa posição positiva no ranking reflete um trabalho em equipe e uma trajetória de dedicação à formação de recursos humanos na graduação e na pós-graduação. Assim como destaca as minhas produções enquanto pesquisadora da Educação e coordenadora do Centro de Estudos em Educação Superior da PUCRS”, celebra a docente.
Marilia Morosini realizou seu pós-doutorado na University of Texas, nos Estados Unidos. Atualmente, é pesquisadora 1A pelo CNPq e professora titular na Escola de Humanidades da PUCRS. Foi criadora e coordena o Centro de Estudos em Educação Superior (Cees) da PUCRS. Coordenadora da Rede Sul Brasileira de Educação Superior (Ries) e de projetos nacionais e internacionais sobre Educação Superior (British Council, Fulbright, Alfa/UE, CNPq, Capes, Fapergs), com foco na internacionalização da Educação Superior.
Entre suas principais produções mais recentes, destaca-se a organização de dois volumes da Enciclopédia Brasileira de Educação Superior (EBES). Um trabalho resultado de 6 anos de pesquisas, que busca elucidar questões de docência, investigação, extensão e gestão nos sistemas educacionais público, privado, confessional ou comunitário em órgãos ou autarquias do país nas últimas décadas. São mais de mil páginas editadas pela Editora da PUCRS (Edipucrs).
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