A revista científica interdisciplinar britânica é um dos periódicos mais importantes do mundo
Foto: Isabelle Rieger
Em recente matéria publicada pela revista Nature sobre o impacto psicológico das enchentes que aconteceram em maio de 2024 no Rio Grande do Sul, são destacados esforços realizados por pesquisadores da PUCRS. A jornalista Mariana Lenharo do veio ao Brasil para realizar uma matéria abordando o esforço de pesquisadores em universidades gaúchas para investigar os efeitos na saúde mental da população exposta às enchentes, bem como as estratégias desenvolvidas para promoção de saúde mental. Entre os entrevistados, encontra-se o coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trauma e Estressa d PUCRS, professor Dr. Christian Haag Kristensen, que abordou a necessidade de atenção psicossocial não apenas na intervenção em crise, mas também no médio e longo prazo.
Desde o início das enchentes, a PUCRS atuou na atenção psicossocial para aqueles atingidos pelas águas. Uma das intervenções indicadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em crises como a que aconteceu em maio, são os Primeiros Socorros Psicológicos (PSP). Nesse sentido, ainda nos primeiros dias de enchente, a Universidade firmou uma parceria com o Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul, e disponibilizou dois vídeos breves de capacitação no protocolo de PSP da OMS.
Os vídeos, gravados por professores da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS foram disponibilizados no canal de YouTube da Universidade e já tiveram mais de 97 mil visualizações. As publicações serviram para auxiliar principalmente profissionais e voluntários na atenção imediata que se dedicaram para apoiar os flagelados pela enchente. No entanto, o professor Christian ressalta:
“Para além da intervenção em crise, precisamos estar atentos para os efeitos a longo prazo. Este é um aspecto importante desde uma perspectiva de saúde mental pública, pois estudos prévios com populações afetadas por enchentes demonstraram que as pessoas permanecem em risco aumentado para problemas relacionados a ansiedade, depressão e estresse pós-traumático por vários anos após as enchentes”.
Pensando nisso, a PUCRS em parceria com a Dalhousie University (Canadá) lançou o Text4Hope-RS. A iniciativa tem como público-alvo pessoas afetadas pelas enchentes no RS e busca promover a saúde mental e a resiliência através de mensagens de texto baseadas na terapia cognitivo-comportamental (TCC).
Saiba mais: PUCRS e Dalhousie University (Canadá) lançam programa de promoção da saúde mental