Impacto Social

Pesquisador da PUCRS colabora com publicação internacional sobre biodiversidade

sexta-feira, 04 de fevereiro | 2022

Bicca-Marques foi o integrou o comitê internacional de especialistas que desenvolveu a publicação Biodiversity at Risk: Today’s Choices Matter / Foto: Matheus Gomes

O professor e pesquisador da Escola de Ciências da Saúde e da Vida Júlio César Bicca-Marques integrou o comitê internacional de especialistas que desenvolveu a publicação Biodiversity at Risk: Today’s Choices Matter. O convite foi realizado pela National Academies of Sciences, Engineering and Medicine, a academia científica nacional coletiva dos Estados Unidos que fomenta pesquisa e educação nas principais áreas do conhecimento.

Júlio César Bicca-Marques é reconhecido internacionalmente por suas importantes contribuições para o debate sobre biodiversidade. O docente atua no Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade da PUCRS e leciona uma disciplina de ciência da conservação na universidade desde 2001.

Sua apresentação Marmoset diversity, distribution, conservation and… as research models no painel A future with marmosets: understanding the numbers no 70th National Meeting of the American Association for Laboratory Animal Science em Denver, Colorado, EUA, em outubro de 2019, rendeu o convite para formar a base teórica da publicação.

“Participar dessa publicação com colegas de todos os continentes foi uma honra e uma excelente oportunidade para discutir como abordar a crise da biodiversidade de uma forma clara, direta e construtiva para o público-alvo”, comentou.

Respeito e biodiversidade

biodiversidadeA participação de Bicca-Marques no conselho de especialistas para a produção da publicação norte-americana iniciou-se em 2020, na preparação das informações teóricas. O docente participou de muitos encontros virtuais com os outros cientistas e foi um dos painelistas responsáveis pela divulgação da obra em evento online no dia 27 de janeiro de 2022.

Suas contribuições foram determinantes na definição do gênero textual com base nos conhecimentos da psicologia da conservação e na citação de ensinamentos das principais religiões quanto à responsabilidade dos cidadãos e sociedades como protetores da biodiversidade.

O interesse do professor em atuar com animais e conservação da natureza existe desde seus 10 anos de idade. O docente conta que estuda o tema para promover nas pessoas a admiração e o respeito que tem pelas diversas formas de vida que compartilham a Terra com os humanos.

“Espero que a publicação seja muito acessada, lida, comentada, discutida e compartilhada. Se isso ocorrer, não tenho dúvidas de que ela contribuirá para melhorar a proteção da biodiversidade e, consequentemente, a qualidade de vida de cada uma das quase oito bilhões de pessoas do mundo. A biodiversidade é tudo”, destaca Bicca-Marques.

Sobre a Biodiversity at Risk

A publicação busca explicar em uma linguagem acessível para o público em geral e para os tomadores de decisão (políticos, empresários) o que é a biodiversidade, por que ela é essencial para a manutenção da vida na Terra, por que está ameaçada e o que as pessoas e as sociedades podem fazer para reverter a atual situação. O título Biodiversidade em Risco: As Escolhas de Hoje Importam visa salientar a urgência de desenvolvermos uma melhor forma de interação com todas as formas de vida do planeta. A versão PDF em inglês pode ser baixada gratuitamente na página da National Academies of Sciences, Engineering and Medicine.

Mais recentes