Um inverno mais quente está sendo proporcionado a crianças e adultos em situação de vulnerabilidade social. A Campanha do Agasalho 2022 da PUCRS mobilizou a comunidade acadêmica para a arrecadação de peças de roupa, calçados e cobertores a pessoas que recebem assistência de instituições sociais porto-alegrenses. As entregas foram feitas pela equipe do Centro de Pastoral e Solidariedade da Universidade ao longo do mês de junho.
Pelo terceiro ano consecutivo, a campanha contou com pontos físicos espalhados pelo Campus para facilitar a entrega das doações. A iniciativa aconteceu entre os dias 2 de maio e 10 de junho, e arrecadou 4.640 peças. Todas as doações passaram por um processo de revisão e separação, para que as instituições recebessem somente itens em perfeito estado de uso.
Até o dia 5 de julho, a segunda fase da campanha arrecadará roupas infantis, para crianças com idades entre zero e 12 anos. As doações serão recebidas nos pontos de coleta disponíveis para a Campanha do Agasalho:
Posteriormente, todas as arrecadações de roupas infantis serão destinadas aos colaboradores/as da Universidade com filhos com essa idade e se sintam confortáveis em receber doações. Além disso, a Pastoral também recebe doações durante o ano todo. Se você tiver peças para doar, entre em contato para saber mais e agende a entrega da sua contribuição.
Confira algumas fotos da entrega e saiba mais sobre as instituições beneficiadas com as doações:
Fundado em 2014, o Clube de Mães Aparecida Partenon tem o objetivo de executar serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais de forma gratuita e de caráter continuado, permanente e planejado. Atualmente, auxilia na habitação às famílias que moram em área de risco e insalubre e atende crianças de zero a seis anos por meio da Educação Infantil.
Também atua no combate à pobreza, à fome e ao desemprego, e oferece serviço de convivência e fortalecimento de vínculo para crianças, adolescentes, jovens e adultos. Assim, o Clube tem por finalidade lutar pelo bem comum em todos os aspectos, com prioridade para os assuntos referentes à Cultura, Educação e Assistência Social.
Nestes mais de dez anos de implementação, o Centro Social Marista Ir. Antônio Bortolini vem transformando a realidade social de crianças e adolescentes. A partir de sua atuação, o sistema protetivo se fortaleceu e, assim, pode ser reconhecido atualmente.
Em 2019, a instituição passou a atender 120 crianças e adolescentes entre seis e 15 anos no turno inverso ao da escola, oferecendo as oficinas de musicalização, teatro, recreação, esporte, percussão, horta, meio ambiente, capoeira, comunicação, dança, aprendizagem e formação humana. O Centro também conta com outros projetos de formação de lideranças em grupo, como: Pastoral Juvenil Marista (PJM), Coração Solidário Marista, Jovem Aprendiz e Banda Ecos.
A Associação Rita Yasmin de Assistência, Educação e Cultura – ARYAEC é uma associação sem fins lucrativos que atua pelo bem-estar e garantia de direitos de crianças e adolescentes com deficiência, e de seus familiares. O movimento nasceu em 2005, do sonho de Antônia Batista Pinheiro avó de uma criança com deficiência, que viu o sofrimento de sua filha e sua neta e as dificuldades de outras mães vivendo a mesma condição.
A fundação também contou com o apoio de um grupo de mães que tinham o objetivo de ajudar e amparar as famílias na busca de atendimentos adequados para seus filhos. Em 2013, a intuição recebeu a doação da sede atual, realizando nova inauguração. A região da cidade de Porto Alegre é caracterizada por ter alto índice de vulnerabilidade social principalmente pela falta de oportunidade de trabalho, também pela violência, drogadição, entre outras.
O Centro de Cuidados Nossa Senhora de Fátima é um local de acolhida, cuidado e promoção a vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Situado no bairro Bom Jesus, um dos bairros considerados mais violentos da capital.
Hoje, o Centro de Cuidados conta com uma estrutura que atende 62 beneficiários, de seis a 14 anos no contraturno escolar, oferecendo atividades de informática, reforço escolar, esportivas, passeios culturais, oficina com as mães de pintura em Eco Bolsas e acompanhamento das famílias. Todos os educandos recebem refeição e lanche antes de voltarem para suas famílias.