Saúde

Paris 2024: representante do Comitê Olímpico conhece estrutura da PUCRS voltada à saúde  

quarta-feira, 27 de março | 2024

Kenji Saito elogiou infraestrutura da Universidade e conversou com estudantes 

Kenji Saito, Diretor de Desenvolvimento e Ciências do Esporte do COB, e a decana da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, a professora Andrea Bandeira.

O Diretor de Desenvolvimento e Ciências do Esporte do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Kenji Saito, esteve na PUCRS, nesta terça-feira (26), conversando com estudantes de graduação. A convite da Escola de Ciências da Saúde e da Vida (ECSV), do Parque Esportivo, do Centro de Reabilitação e do Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos, o executivo visitou as instalações utilizadas pelos cursos da área da saúde da Universidade. 

Pela manhã, acompanhado pela decana da Escola, a professora Andrea Bandeira, Saito percorreu o Parque Esportivo e o Centro de Reabilitação da PUCRS, conhecendo toda estrutura à disposição dos alunos e da comunidade. Logo após, participou de um bate-papo com professores e estudantes dos cursos Educação Física, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia sobre o tema “Contagem regressiva para Paris 2024 – a equipe multidisciplinar na preparação dos atletas Olímpicos”. 

“Tenho certeza que o ensino que vocês possuem aqui na PUCRS é diferenciado. Não é à toa que a universidade foi considerada a melhor particular do Brasil. Entendam que a capacitação de vocês é um processo contínuo. Busquem o constante aperfeiçoamento”, destacou. 

Para a professora Andrea Bandeira, a fala do representante do COB vai ao encontro do que propõe a Escola. “O bate-papo foi um momento muito importante de valorização do esporte como determinante social para a promoção da saúde e da vida e uma educação de qualidade. Além disso, a aula especial abordou um olhar de trabalho em equipe interprofissional na preparação dos atletas para os Jogos Olímpicos, temática de extrema relevância e alinhada ao propósito da ECSV, que tem trabalhado de forma importante para o desenvolvimento do trabalho colaborativo na área da saúde.” 

Bate-papo com estudantes 

Durante a conversa em um auditório do Parque Esportivo lotado de alunos, Saito salientou que o investimento em esporte e educação é primordial: “Esporte e educação precisam andar de mãos dadas sempre. Através do esporte a gente consegue transforar, de fato, a nossa sociedade”, avaliou. 

O executivo defende a universidade como um diferencial muito importante na gestão do esporte. 

“A formação acadêmica é fundamental. Um dos grandes desafios que a gente tem é transferir o conhecimento acadêmico para a prática. A maior parte da minha aplicação profissional é completamente conectada com o que estudei na academia. Não aprendi a ser gestor esportivo na faculdade. Tem coisas que você vai aprender no cotidiano. Mas a aplicação de várias ferramentas que tenho hoje na diretoria do COB, na relação humana, muita coisa foi adquirida na academia.” 

Para o professor Nelson Todt, coordenador do Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos da ECSV, a visita de Saito impulsiona o Projeto PUCRS Olímpica que envolve diferentes atividades relacionadas aos Jogos Olímpicos de Paris 2024: “Estamos preparando ações que envolvam a comunidade acadêmica e a participação direta de estudantes e pesquisadores em eventos relacionados aos Jogos”, salienta. 

Mais recentes