Pesquisa

IPR desenvolve projeto em parceria com fabricante alemã ZEISS

terça-feira, 12 de abril | 2022

Foto: Divulgação

O Instituto do Petróleo e dos Recursos Naturais (IPR) da PUCRS realiza diversos projetos para proporcionar um crescimento sustentado das ações da universidade em pesquisa e inovação na área de petróleo e derivados, recursos naturais, energia e meio ambiente. O IPR dispõe de variados serviços externos nas áreas citadas e mais recentemente, o Instituto está elaborando um ensaio de proficiência inédito na área de descrição de lâminas petrográficas. O projeto tem parceria com a empresa alemã ZEISS, uma das mais importantes fabricantes de microscópios e lentes do mundo, o que permite que o ensaio seja oferecido no âmbito internacional para qualquer petrólogo do mundo que queira participar.

Este tipo de atividade é obrigatória para laboratórios que buscam a acreditação internacional dos seus ensaios pela ISO/IEC17025. Uma das metas do IPR é obter a acreditação internacional dos seus ensaios, garantindo que os mesmos possam ser aceitos em qualquer lugar do mundo.

A iniciativa parte do contexto da ampliação do portfólio de serviços especializados do IPR. Os ensaios de proficiência são frequentemente realizados para atestar a competência de profissionais, laboratórios ou empresas em uma área específica de conhecimento.

Para o ensaio em questão, será avaliada a habilidade técnica e o conhecimento na descrição de lâminas petrográficas para caracterização e classificação de rochas – atividade de rotina em estudos geológicos e amplamente utilizada na indústria de óleo e gás. Na atividade, a descrição das lâminas petrográficas será realizada em lâminas virtuais (mosaicos de fotomicrografias 100% digitais) e ao final do programa de intercomparação, o participante pode solicitar um certificado de proficiência.

Referência mundial em inovação e tecnologia, a empresa ZEISS tem investido no desenvolvimento de tecnologias para a digitalização de lâminas petrográficas e biológicas. Neste ensaio em parceria com o IPR, a fabricante alemã será responsável por fornecer o software necessário para a realização do ensaio de proficiência de geologia digital, além de dar suporte na divulgação do ensaio de proficiência. Já o IPR, será responsável pela organização do ensaio de proficiência, seleção de amostras e preparação das lâminas, montagem dos mosaicos, distribuição dos arquivos digitais, análise estatística dos resultados e emissão dos certificados.

Na prática, cada participante recebe amostras digitais para analisar e reportar os resultados, de forma confidencial, para o IPR. Após esta etapa, o Instituto avalia se as respostas estão exatas, frente a um valor padrão estabelecido. O participante que acerta os resultados do ensaio é considerado proficiente nessas análises.

Serviços de excelência e pesquisa de ponta

Desde 2018, o IPR, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCRS, tem atuado fortemente na ampliação e oferta do seu portfólio de serviços especializados, a qual tem como foco fazer com que todo o conhecimento técnico produzido e toda a estrutura tecnológica dentro do escopo de atuação do Instituto possam ser acessados por empresas, governos e sociedade, dando suporte a solução de complexos problemas enfrentados nas mais variadas áreas.

O Diretor do Instituto Felipe Dalla Vecchia, também pesquisador da Escola Politécnica da PUCRS, explica que a implantação de novos serviços, amparada pela experiência, competência e conhecimento da equipe multidisciplinar de pesquisadores, técnicos e professores, além dos recursos tecnológicos e infraestrutura de ponta disponíveis, impulsiona as fronteiras do conhecimento, gerando um circuito retroalimentado de qualificação entre pesquisa e serviço.

“A pesquisa de ponta habilita o instituto a oferecer serviços de excelência e, a cada avanço no desenvolvimento de serviços especializados, a pesquisa é inevitavelmente qualificada”, destaca o docente.

Para mais informações técnicas (protocolo do programa) acesse. Para se inscrever no ensaio, clique aqui.

Sobre o IPR

Localizado no parque Científico e Tecnológico da PUCRS (TECNOPUC), o Instituto do Petróleo e dos Recursos Naturais (IPR-PUCRS) foi fundado em 2014 e representa a consolidação e ampliação das atividades iniciadas no Centro de Excelência em Pesquisa e Inovação em Petróleo, Recursos Minerais e Armazenamento de Carbono (Cepac). Conta com uma equipe multidisciplinar, atuando nas áreas de geociências, química, biologia e engenharias. O instituto possui um prédio exclusivo com área de 5000 m2 distribuídos em 7 pavimentos, sendo quatro destes dedicados exclusivamente para laboratórios de alta complexidade, atuando no desenvolvimento de projetos de P,D&I e na prestação de serviços especializados.

O Instituto do Petróleo e dos Recursos Naturais vem ampliando a atuação da universidade em pesquisas com foco na produção de energia e sua utilização sustentável, atendendo à necessidade de desenvolvimento desta área no País. Busca, até 2026, ser um instituto de referência internacional em pesquisa e qualidade técnica na realização de análises laboratoriais e produção de materiais de referência certificados na área de petróleo e derivados, recursos naturais, energia e meio ambiente. Para tanto, está implementando um Sistema de Gestão da Qualidade para acreditar sua estrutura em duas normas internacionais, a ISO/IEC 17025 (garantia da qualidade das atividades de laboratório) ​ e a ISO 17034 (habilitação para produção de materiais de referência – padrões analíticos)​.

Sobre a ZEISS

A ZEISS é uma empresa internacional líder em tecnologia do setor de óptica e optoeletrônica. No exercício anterior, o Grupo ZEISS gerou uma receita anual de 7,5 bilhões de euros nos seus quatro segmentos: Tecnologia de Semicondutores, Qualidade Industrial e Investigação, Tecnologia Médica e Mercados de Consumo (status: 30 de setembro de 2021).

Para seus clientes, a empresa desenvolve, produz e distribui soluções altamente inovadoras em metrologia industrial e controle de qualidade, soluções em microscopia para pesquisa em ciências da vida e materiais e soluções em tecnologia médica para diagnóstico e tratamento em oftalmologia e microcirurgia. A ZEISS é referência mundial em litografia óptica, usada pelo setor de chips na fabricação de componentes semicondutores. Além disso, oferece lentes para óculos, câmeras e binóculos.

A ZEISS está mudando o futuro da tecnologia com os avanços para o setor óptico e campos afins. As soluções são reconhecidas mundialmente, bem como o portfólio alinhado com as áreas em constante crescimento como digitalização, saúde e produção inteligente. Os investimentos significativos e sustentáveis da empresa no âmbito da investigação e do desenvolvimento estabelecem a base para o sucesso e a expansão contínua da tecnologia e liderança de mercado da ZEISS. A empresa investe 13% de sua receita em pesquisa e desenvolvimento –este seu alto nível de despesa é uma longa tradição e também um investimento no futuro.

Com mais de 35 mil funcionários, a ZEISS está presente em quase 50 países, com aproximadamente 60 empresas próprias de vendas e assistência técnica, 30 fábricas e 27 centros de pesquisa e desenvolvimento em diversas regiões do mundo. Fundada em 1846 na cidade de Jena, a empresa atualmente tem sede em Oberkochen, ambas as cidades localizadas na Alemanha. A Carl ZEISS Foundation é uma das maiores fundações alemãs que promovem o estudo científico, além de ser única proprietária da holding Carl ZEISS AG.

Mais recentes