Ensino

Para assistir: filmes sobre assuntos estudados na Escola de Medicina

sexta-feira, 14 de outubro | 2022

para assistir,filmes,medicina,escola de medicina,saúde

São muitas as produções com assuntos relacionados à área da saúde / Foto: Unsplash

A área da saúde é ampla, abrange diversas especialidades e desperta a curiosidade das pessoas – mesmo daquelas que não são envolvidas diretamente com a Medicina. Talvez esse seja um dos motivos para as inúmeras produções audiovisuais que envolvem o tema. Professores da Escola de Medicina selecionaram alguns filmes que indicam para profissionais, estudantes ou curiosos sobre a área. Confira:

 

2020_05_01-patch_adams_para_assistir_medicina1. Patch Adams – O amor é contagioso (1998), dirigido por Tom Shadyac 

“Filme baseado na vida de Hunter Doherty Patch Adams, um médico norte-americano, famoso por sua metodologia inusitada no tratamento de enfermos. Inspirado pela ideia de que cuidar do próximo é a melhor forma de esquecer os próprios problemas, principalmente se isso for feito com muito bom humor e amor, o filme mostra uma importante ferramenta no relacionamento entre médicos e pacientes: a empatia. Atualmente, Adams viaja pelo mundo, para áreas críticas, em situação de guerra, pobreza e epidemia, espalhando alegria – o que é uma excelente forma de prevenir e tratar muitas doenças”. 

Indicação do professor Leonardo Kroth. 

Curiosidade: em 2012, o médico Patch Adams visitou o Hospital São Lucas da PUCRA (HSL), onde palestrou para o corpo clínico e para alunos de Medicina. 

 

2020_05_01-o_enigma_de_andromeda_para_assistir_medicina2. O enigma de Andrômeda (1971), dirigido por Robert Wise 

O filme, de ficção científica, aborda o tema de epidemias potencialmente letais para a humanidade: uma delas causada por um micro-organismo trazido à Terra em um satélite e outra lançada por um complô de fanáticos bioterroristas. Um bom filme nessa linha deve ambientar, no futuro, problemas potencialmente reais do mundo atual. Apesar das liberdades artísticas, trata bem do assunto. Levanta as questões do isolamento social, uso e preservação de espécimes com fins bélicos (bioética na pesquisa médica) e a importância da tecnologia combinada com a genialidade e curiosidade científica na resolução dos problemas médicos. O fundamental no filme é o que precisamos entender como médicos e profissionais no momento atual: não podemos só sofrer os efeitos da pandemia sem aprendermos o máximo possível com o que estamos vivenciando. Como nas previsões da ficção científica, a história sempre se repete!”. 

Indicação do professor Lúcio Fillmann. 

 

2020_05_01-um_golpe_do_destino_para_assistir_medicina3. Um golpe do destino (1991), dirigido por Randa Haines 

O filme relata a história de um médico tecnicamente competente, porém emocionalmente distante dos seus pacientes, que é diagnosticado com câncer. A partir do momento em que necessita encarar as dificuldades do tratamento, começa a ver a importância do processo de empatia na relação médico-paciente”. 

  

 

2020_05_01-maos_talentosas_para_assistir_medicina4. Mãos talentosas (2009), dirigido por Thomas Carter 

O filme é baseado na história real de Benjamin Carson, um respeitado neurocirurgião norteamericano. Nascido em uma comunidade pobre, descreve o papel importante de sua mãe, que insistiu para que ele seguisse as oportunidades que ela nunca teve, e mostra como o estudo e a dedicação são essenciais na transformação das pessoas”. 

Indicações 3 e 4 do professor Marcelo Toneto. 

 

2020_05_01-tempo_de_despertar_para_assistir_medicina5. Tempo de despertar (1990), dirigido por Penny Marshall 

Filme com atuação primorosa e de extrema sensibilidade e empatia invulgar do ator Robin Williams, interpretando um médico neurologista comprometido com a melhora da qualidade de vida e de uma adequada elucidação diagnóstica de pacientes rotulados e tratados como catatônicos internados em um clínica psiquiátrica. Tocante, leva o espectador a uma reflexão sobre os verdadeiros e indispensáveis valores de nossas vidas, especialmente em tempos do necessário distanciamento social ao qual estamos submetidos”. 

Indicação do professor Mario Wiehe. 

Ingresse na Escola de Medicina em 2023  

Curtiu as sugestões e se interessou pelos temas estudados na Escola de Medicina? Anota na agenda: o Vestibular da PUCRS já tem data – nos dias 5 e 6 de novembro, os portões do Campus estarão abertos esperando por você. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 31, você pode fazer a sua clicando aqui. 

Mais recentes