Institucional

Papa Francisco nomeia Dom Leomar Brustolin, professor da Escola de Humanidades, como arcebispo de Santa Maria  

quarta-feira, 02 de junho | 2021

Dom Leomar atua em ensino, pesquisa e extensão com Antropologia Teológica, Catequética e Pastoral Urbana / Foto: Divulgação

Na manhã desta quarta-feira, 2 de junho, o professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUCRSDom Leomar Antônio Brustolinfoi nomeado pelo Papa Francisco como arcebispo de Santa Maria. Até então, ele atuava como bispo auxiliar na arquidiocese de Porto Alegre. 

Nascido em 15 de agosto de 1967, em Caxias do Sul, Dom Leomar cursou Filosofia na Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Teologia na PUCRS. Mestre em Teologia Sistemática pela Faculdade Jesuíta de Belo Horizonte (MG), concluiu o doutorado na mesma área na Pontifícia Università San Tommaso de Roma – Angelicum. Na área da educação coordenou e lecionou nos cursos de pós-graduação em Ensino Religioso e Teologia Pastoral na UCS, além de ter coordenado o curso de Formação Teológica para Leigos de Caxias do Sul. 

Desde 2005 é professor da Escola de Humanidades da PUCRS, na qual coordena o PPG em Teologia. Atua em ensino, pesquisa e extensão com Antropologia Teológica, Catequética e Pastoral Urbana e coordena o Grupo de Pesquisa Antropologia Teológica, ética e pastoral. O professor tem livros publicados na área da escatologia, mariologia, catequese e pastoral. 

Uma trajetória marcada pela religiosidade 

Em 2015, foi nomeado bispo auxiliar da arquidiocese de Porto Alegre / Foto: Rodrigo Vasques/Divulgação

Em 20 de dezembro de 1992, Dom Leomar foi ordenado presbítero do clero da Diocese de Caxias do Sul. Na cidade, foi pároco da Paróquia Santa Teresa, catedral diocesana e integrou a equipe ecumênica da diocese. Em 25 de março de 2015, foi nomeado pelo papa Francisco bispo auxiliar da arquidiocese de Porto Alegre em sua cidade de origem, sob a presidência de Dom Jaime Spengler, arcebispo da Capital. 

Desde então, foi bispo referencial do vicariato de Porto Alegre (2015 a 2018) e bispo referencial do vicariato de Canoas (2019-2021). Coordenou a pastoral da Comunicação (Pascom) e atualmente é bispo referencial para a Iniciação à Vida Cristã da arquidiocese de Porto Alegre e da Comissão de Educação e Cultura do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos Brasil (CNBB), da qual também é membro da Comissão Pastoral para a Doutrina da Fé. 

A serviço da vida 

A arquidiocese de Porto Alegre agradeceu pelo trabalho de Dom Leomar ao longo desses seis anos: “Nossa primeira palavra é de gratidão por esses anos todos de convívio e de trabalho, de oração e também de estudos. A segunda palavra é o nosso apoio, a nossa comunhão para que ele possa desenvolver um bom trabalho junto ao povo da arquidiocese de Santa Maria”, disse Dom Jaime Spengler, arcebispo Metropolitano. 

Em um vídeo no qual se apresenta à da arquidiocese de Santa Maria, Dom Leomar diz acolher com alegria e serenidade a nova missão: 

“Estarei a serviço dos que estão nas comunidades, movimentos e pastorais. Daqueles que se afastaram da igreja, daqueles que buscam a Deus de coração sincero e daqueles que trilham outros caminhos. Cristo veio para que todos tenham vida e vida em abundância”.

Confira o vídeo:

Mais recentes