Ensino

Open Office conecta estudantes e empresas em dia de imersão no Tecnopuc

sexta-feira, 30 de agosto | 2024

Evento realizado por PUCRS Carreiras e Tecnopuc está na 5ª edição 

Nesta edição, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer e interagir com sete organizações que integram a comunidade Tecnopuc. / Foto: Giordano Toldo

Na última quinta-feira (29), cerca de 80 estudantes de graduação da PUCRS e de escolas Maristas premiadas na Maratona Criativa Rosariense vivenciaram uma imersão no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), que reúne mais de 300 organizações – de startups a grandes corporações multinacionais. O grupo participou da 5ª edição do Open Office, iniciativa promovida em colaboração entre o PUCRS Carreiras e o Tecnopuc. 

“O objetivo do Open Office é conectar talentos da Universidade e o nosso ecossistema de inovação. A gente abre as portas do Tecnopuc e as empresas participantes mostram um pouco do seu dia a dia, as oportunidades de estágio e de carreira”, afirma Marina Alano, analista de Relacionamento do Tecnopuc. 

Nesta edição, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer e interagir com sete organizações que integram a comunidade Tecnopuc: a CMPC, multinacional chilena da área do agronegócio, com foco em celulose; a Datum TI, consultoria de tecnologia que desenvolve soluções digitais para o crescimento de pessoas e negócios; a Digicon, empresa de tecnologia com produtos e serviços de mobilidade, controle de acesso e segurança; a EnSilica, companhia inglesa da área de semicondutores líder em projeto de Circuitos Integrados; a R2Pharma, companhia da área de medicina nuclear que nasce da fusão de outros dois negócios criados pelo mesmo empreendedor no Tecnopuc (o Grupo RPH e a R2IBF); o Instituto de Pesquisas Eldorado, que atua nas áreas de software, hardware, microeletrônica, ensaios e testes, educação e consultoria; e a Thoughtworks, consultoria global em tecnologia de informação com foco no desenvolvimento ágil de software.

Otávio, estudante do curso de Engenharia Elétrica, conta a busca por oportunidades e por conhecer as empresas do Parque foi o que o atraiu ao evento. “Conheci empresas que eu nem imaginava que existiam aqui em Porto Alegre, como empresas de semicondutores, empresas que estão inovando, criando novas tecnologias”, declara. Giovana, da Engenharia da Computação, relata que adorou o dia no Tecnopuc. “Eu acho muito importante a gente explorar essas oportunidades que a PUCRS nos dá […] Essa iniciativa de o Tecnopuc apresentar as áreas de trabalho e alguns lugares onde podemos iniciar a nossa carreira é muito importante”, avalia. 

Foto: Giordano Toldo

E se para os estudantes o evento é uma oportunidade de conhecer mais de perto o mundo do trabalho (confira algumas dicas sobre este assunto), a iniciativa ajuda as empresas a conhecerem o perfil de quem está chegando no mercado de trabalho e a se conectarem com talentos. O Grupo RPH, hoje R2Pharma, participa da iniciativa desde a primeira edição e comenta sobre a importância de conhecer essa nova geração de estudantes.

“É sempre muito importante participar desses nossos eventos, dessa troca de energia. Essa maneira que o Tecnopuc tem de apresentar esses alunos para a gente nos permite pegar preciosos diamantes para ir lapidando com o decorrer do tempo”, afirma Patricia Madke, coordenadora de educação corporativa da R2Pharma. Já a CMPC, que chegou ao Parque no início do ano, participa pela primeira vez do Open Office, e fala sobre a busca por talentos capazes de solucionar desafios da companhia.

“Participar do Tecnopuc Open Office é uma grande oportunidade para conectar novos talentos, ser mais conhecida pelas pessoas e assim também conseguir resolver os nossos desafios de inovação. O ambiente do Tecnopuc é muito rico, com muitas ideias e nos conectarmos com essas pessoas que podem nos auxiliar nos desafios diários da empresa é muito importante”, explica Vanessa de Oliveira, analista de melhoramento genético da CMPC. 

Essa aproximação entre a academia e o mercado faz parte do propósito de algumas estruturas da PUCRS, como é o caso do Tecnopuc – que faz isso por meio de várias iniciativas, como o envolvimento no Programa Hangar, que busca despertar o olhar empreendedor em estudantes de pós-graduação, e diversas ações que conectam o público acadêmico ao ecossistema de inovação e empreendedorismo – e do PUCRS Carreiras, que promove a empregabilidade dos alunos e alumni PUCRS a partir do contato com estágios, vagas efetivas, capacitações, consultoria e aconselhamento de carreira. 

“A conexão entre nossos estudantes e o ecossistema de inovação é fundamental para prepará-los para o mercado de trabalho. O Open Office oferece uma oportunidade valiosa para os alunos conhecerem empresas, explorarem novas oportunidades e fortalecerem sua empregabilidade, tornando-os mais competitivos para os desafios futuros”, conta Katia Almeida, coordenadora do PUCRS Carreiras.

Foto: Giordano Toldo

“Estamos orgulhosos de ver o Open Office crescer a cada edição. A participação cada vez maior de empresas e talentos é uma evidência do impacto positivo que o evento exerce no desenvolvimento de carreiras e na consolidação do ecossistema de inovação da PUCRS. E para nós, do PUCRS Carreiras, esse é mais um momento de conexão com o nosso propósito de conectar pessoas e oportunidades”, completa Ana Cecília Petersen, supervisora de Gestão de Carreiras. 

O Open Office acontece uma vez por semestre. O Parque, porém, é aberto aos estudantes o ano todo, que podem, ainda, participar de uma série de eventos e ações promovidas pelo ecossistema. O próximo grande evento é o Tecnopuc Experience, o festival de inovação e empreendedorismo que será realizado no dia 3 de outubro e abrirá as inscrições em breve.  

Outra oportunidade do PUCRS Carreiras para estudantes interessados em se preparar para o mercado de trabalho é o Talentos em Ação, um jogo que reúne empresas e candidatos em uma jornada de desafios, interação e trocas de experiências. Será no dia 2 de outubro.

Fotos: Giordano Toldo