Institucional

Atualizações sobre aulas e funcionamento do Campus

quinta-feira, 23 de maio | 2024

Atualização em 23/05

Comunidade Universitária,

Em decorrência do forte impacto que a chuva ainda está causando em todo nosso Estado, somado às dificuldades de mobilidade, a PUCRS informa que as aulas da graduação, mestrado e doutorado retornarão a partir do dia 20 de maio (segunda-feira) na modalidade on-line de forma síncrona, e assim permanecerão até o dia 1º de junho (sábado).

Nesta primeira semana de retomada de aulas on-line, não ocorrerão avaliações, que serão reorganizadas pelo professor de cada disciplina para as semanas seguintes, a partir de 27 de maio. O link de acesso à sala de videoconferência estará disponível no Moodle de cada disciplina, a partir do horário da aula. No período, não serão atribuídas faltas aos/às discentes e as aulas serão gravadas, disponibilizadas a quem estiver ausente.

Ressaltamos que a partir do dia 20 de maio (segunda-feira), nosso Campus voltará ao seu funcionamento normal, disponível aos/às estudantes e à comunidade de forma segura, oferecendo acesso à energia elétrica, serviços de alimentação e estruturas de uma forma geral.

Com relação às atividades práticas e estágios, cada Escola enviará orientações para os seus estudantes por e-mail, conforme as especificidades de cada área.

Os/As estudantes que tiverem dúvidas e/ou dificuldades, poderão entrar em contato diretamente com a secretaria da sua Escola.

A data de 3/6, prevista para a retomada presencial, no momento é apenas uma expectativa para que a Universidade possa se organizar. Seguiremos as orientações da Defesa Civil e qualquer alteração será comunicada em nossos canais oficiais.

Esperamos que você esteja bem e em segurança. A PUCRS se solidariza com todas as pessoas atingidas pelas chuvas.

Confira perguntas e respostas frequentes

  • Como será a retomada das aulas: A retomada se dará de uma forma flexível. Neste primeiro momento as aulas retornarão na modalidade online e síncrona (ao vivo), partir do dia 20 de maio (segunda-feira).  
  • Estou sem acesso à internet e/ou computador. Como faço para assistir às aulas? A partir do dia 20 de maio, segunda-feira, o Campus voltará ao seu funcionamento normal, oferecendo acesso à energia elétrica, à internet, aos laboratórios de informática e aos notebooks na Biblioteca e no Living para uso exclusivamente nestes ambientes. Se o/a estudante não tiver condições de se deslocar para universidade, importante referir que as aulas serão gravadas e poderão ser acessadas posteriormente. 
  • Não tenho condições de estar presente no horário da aula.  Como faço? As aulas online serão gravadas e disponibilizadas para os estudantes que não conseguiram participar da aula de forma síncrona (ao vivo). Lembrando que as faltas, durante o período das aulas online, não serão registradas. 
  • As aulas serão gravadas? Até quando poderei assistir? Sim. Todas as aulas online serão gravadas e disponibilizadas para os estudantes por meio de link no Moodle, portanto poderão ser acessadas até o final do semestre. 
  • Receberei falta se não conseguir assistir às aulas online? Não. Todas as faltas durante o período das aulas online não serão registradas. Nenhum estudante terá faltas neste momento das aulas online. 
  • Posso acessar o Campus e utilizar a estrutura da PUCRS? Sim. A partir do dia 20 de maio, segunda-feira, o Campus voltará ao seu funcionamento normal, oferecendo acesso à energia elétrica, internet, laboratórios de informática e uso de notebooks na Biblioteca e no Living para uso exclusivamente nestes ambientes.  
  • A PUCRS tem disponibilidade de computadores e notebook para acompanhar as aulas online? Sim, para uso na Universidade. O estudante poderá acessar os laboratórios de informática da Universidade e os notebooks disponíveis no Living e na Biblioteca para uso exclusivamente nestes ambientes.  
  •  Como vai funcionar datas de provas e atividades avaliativas? Durante a primeira semana de aulas online (a partir de 20 de maio), não serão realizadas provas ou exigidas as entregas de outras atividades avaliativas. As atividades avaliativas serão reagendadas a partir do dia 27 de maio, diretamente pelo professor de cada disciplina. 
  • Não consigo participar das atividades práticas presenciais. Como faço? Devido a especificidade de cada curso, entre em contato com a Secretaria da sua Escola para registrar a impossibilidade e receber orientações para compensação posterior, quando for possível realizá-las. 
  • Fui afetado/a pela enchente, posso solicitar afastamento? Sim. Em resposta à calamidade pública causada pela enchente no Rio Grande do Sul, alunos/as de Graduação Presencial da PUCRS severamente afetados podem solicitar o Afastamento Excepcional Autorizado (AEA) para as disciplinas matriculadas no período de maio de 2024. Para isso, é necessário enviar o requerimento à Secretaria da Escola dentro de 25 dias após o retorno às atividades presenciais, especificando se deseja afastamento apenas das disciplinas de estágio obrigatório e práticas, ou de todas as disciplinas. O pedido será analisado pela Comissão Coordenadora do Curso. O/A estudante afastado/a deve recuperar as atividades no período letivo subsequente, sem qualquer prejuízo ao próximo processo de matrícula.
  • O Calendário Acadêmico será alterado? Sim. O Calendário Acadêmico terá duas semanas a mais, compensando as duas semanas de suspensão de aulas e recompondo a carga-horária obrigatória dos cursos, como preconizado na legislação educacional.  
  • O Calendário das formaturas será alterado? Não. O calendário das formaturas segue inalterado. 
  • As atividades de internato e estágios serão mantidas? Devido à especificidade de cada curso, a secretaria de cada Escola enviará orientações para seus estudantes. Caso o estudante não tenha recebido, este deve entrar em contato com a secretaria da sua Escola. Importante ressaltar que todos serão acolhidos e contarão com alternativas para o cumprimento das atividades acadêmicas obrigatórias de internato e estágios. 
  • Como ficam os prazos para entrega e bancas de TCC? Os prazos de entrega e bancas de TCC serão reagendas, seguindo a prorrogação do calendário acadêmico. Os prazos devem ser verificados com o coordenador do seu curso.  
  • Preciso devolver meus livros na Biblioteca. O que faço? A partir do dia 20 de maio, segunda-feira, o Campus voltará ao seu funcionamento normal, inclusive a Biblioteca. Caso não possa se deslocar até o Campus e precise renovar a data de entrega, é possível fazer pelo aplicativo.  
  • Os laboratórios, como o Labelo por exemplo, terão as atividades mantidas ao longo da semana? O Labelo segue em funcionamento durante a semana. As atividades acadêmicas estão canceladas, mas estudantes que atuam em demais laboratórios e tenham alguma dúvida específica, podem contatar a Secretaria da sua escola para informações atualizadas. 
  • Atendimentos da Odonto serão mantidos? Os atendimentos de urgência serão mantidos e todos os demais retornarão gradativamente a partir do dia 20 de maio (segunda-feira). 
  • O Núcleo de Práticas Jurídicas da Escola de Direito vai seguir com os atendimentos? Sim, a partir da segunda-feira (20) o Núcleo fará novos agendamentos de atendimento de acordo com os requisitos já estabelecidos anteriormente e destacados neste link
  • Como será a retomada das aulas dos cursos de Mestrado e Doutorado? A retomada se dará de uma forma flexível. Neste primeiro momento todas as modalidades de disciplinas do Stricto Sensu retornarão na modalidade online e síncrona (ao vivo) partir do dia 20 de maio (segunda-feira). As orientações que constam nas questões 2 a 8 deste documento também são válidas para os alunos da Pós-Graduação Stricto Sensu
  • Como serão retomadas as orientações de Mestrado e Doutorado? Nas primeiras duas semanas, a partir do dia 20 de maio (segunda-feira), serão retomadas gradualmente as orientações de Mestrado e Doutorado, preferencialmente de forma remota enquanto as disciplinas se mantiverem em formato online. Em caso de dúvida adicional, entre em contato com a secretaria do seu Programa. 
  • Qual o impacto no Calendário Acadêmico do Mestrado e Doutorado? O Calendário Acadêmico do semestre em curso terá duas semanas a mais, compensando as duas semanas de suspensão de aulas e recompondo a carga-horária obrigatória das disciplinas. Os prazos de entrega das dissertações de Mestrado e teses de Doutorado, assim como entrega de projeto ou qualificação, serão reagendados, seguindo a prorrogação do calendário acadêmico. Os novos prazos devem ser verificados com a coordenação do seu Programa. 
  • Como ficam as bancas de Mestrado e Doutorado? Em caso de necessidade do aluno, é possível reagendar a banca. Havendo impossibilidade de participação de integrantes da banca, há duas alternativas: reagendar ou propor a substituição de membro(s) da banca. 

Outras atualizações:

Nosso Parque Esportivo é um dos abrigos à disposição da comunidade de Porto Alegre e Região Metropolitana e conta com voluntários e doações necessárias para atender as pessoas acolhidas desde o dia 4/5. Novas necessidades serão comunicadas pelos canais oficiais e você pode conferir neste link como fazer doações.

Fique atento antes de compartilhar informações. Verifique a fonte dos dados e priorize sempre os canais oficiais como Governo do Estado, prefeituras, Defesa Civil e informações checadas por empresas jornalísticas.

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