Institucional

Atualizações sobre aulas e funcionamento do Campus

quarta-feira, 05 de junho | 2024

Texto atualizado em 05/6 às 16h53

Estudante PUCRS,

Esperamos que você esteja bem e em segurança. A PUCRS se solidariza com todas as pessoas atingidas pela enchente no Rio Grande do Sul.

Confira as perguntas e respostas frequentes sobre as aulas e funcionamento do Campus a seguir e/ou entre em contato com a Secretaria da sua Escola. Conforme previsto e comunicado anteriormente, confirmamos a retomada das atividades presenciais a partir do dia 10/6, segunda-feira.  

Atentos às possíveis dificuldades de deslocamento, especialmente na região metropolitana, seguiremos com algumas flexibilizações para o período de retorno à presencialidade: 

  • O horário de chegada terá tolerância estendida;  
  • Os materiais (texto e slides, conforme o caso) e orientações (o que foi trabalhado / o que deve ser estudado) de todas as aulas, serão disponibilizados no Moodle, da retomada presencial (10/6) até o final do semestre (20/7); 

Reforçamos que, na impossibilidade de estar presente nas aulas, o/a estudante deve procurar a Secretaria da sua Escola ou coordenador do seu curso e assim ter um atendimento personalizado para que seja possível acolher as dificuldades específicas. Os apoios aos estudantes atingidos pelas enchentes podem variar de falta justificada com abono até afastamento excepcional autorizado, conforme o caso e a necessidade, com repercussão também em avaliações presenciais que precisem de data especial. 

Em todas as alternativas apresentas, o/a estudante seguirá com acesso ao Moodle para acompanhamento das disciplinas. 

Nossas equipes estão empenhadas em acolher individualmente cada estudante, e assim viabilizar condições a quem necessita neste momento, para seguir com as suas trajetórias acadêmicas.  

Confira perguntas e respostas frequentes

1. Quando será a retomada das aulas presenciais? A retomada se dará no dia 10/6, segunda-feira.


2. As aulas presenciais serão gravadas? Não. Porém, os materiais e os conteúdos abordados em aula serão registrados no Moodle para que o/a estudante acompanhe a disciplina. 
 

3. Estou com dificuldades de deslocamento e talvez me atrase. Isso impactará no registro de presença? O horário de chegada terá tolerância estendida, acolhendo estudantes com eventuais atrasos e registrando presença. 
 

4. Fui impactado pelas enchentes e estou com dificuldades de comparecer às aulas e demais atividades presenciais. O que faço? No Moodle, estarão disponíveis materiais e orientações sobre as aulas em andamento. Também recomendamos que o/a estudante entre em contato com o coordenador do seu curso ou com a Secretaria da sua Escola para receber um atendimento personalizado e ter suas dificuldades específicas acolhidas. Os apoios aos atingidos pelas enchentes podem variar de falta justificada com abono até afastamento excepcional autorizado, conforme o caso e a necessidade, com repercussão também em avaliações presenciais que precisem de data especial. 

Nossas equipes estão empenhadas em acolher nossos/as estudantes, viabilizando condições a quem necessita para seguirem com as suas trajetórias acadêmicas. 


5. O Campus está em funcionamento pleno? Sim. O Campus segue o seu funcionamento normal.  


6. O Calendário Acadêmico será alterado? Sim. O Calendário Acadêmico terá duas semanas a mais, compensando as duas semanas de suspensão de aulas e recompondo a carga-horária obrigatória dos cursos, como preconizado na legislação educacional. Acesse o painel do aluno e confira o calendário atualizado. 
 

7. O Calendário das formaturas será alterado? Não. O calendário das formaturas segue inalterado. 
 

8. As atividades de internato e estágios serão mantidas? Devido à especificidade de cada curso, a secretaria de cada Escola enviará orientações para seus estudantes. Caso o estudante não tenha recebido, este deve entrar em contato com a secretaria da sua Escola. Importante ressaltar que todos serão acolhidos e contarão com alternativas para o cumprimento das atividades acadêmicas obrigatórias de internato e estágios. 


9. Como ficam os prazos para entrega e bancas de TCC? Os prazos de entrega e bancas de TCC serão reagendadas, seguindo a prorrogação do calendário acadêmico. Os prazos devem ser verificados com o coordenador do seu curso.    


10. Como será a retomada das aulas presenciais dos cursos de Mestrado e Doutorado? Aqueles que tiverem dificuldades de deslocamento ou não conseguirem atender presencialmente as aulas, devido à situação causada pelas enchentes serão oferecidas algumas flexibilizações: o horário de chegada terá tolerância estendida; todas as atividades realizadas e os conteúdos dados em aulas serão registrados no Moodle; e, caso necessário, o/a estudante poderá solicitar justificativa de falta com abono e recuperação de trabalhos avaliativos e provas, junto à Secretaria da sua Escola. 

Reforçamos que, no caso de impossibilidade de atender às aulas devido à situação das enchentes ou caso você tenha alguma necessidade específica, entre em contato com o coordenador do seu Curso ou com a Secretaria da sua Escola. Nossas equipes estão empenhadas em acolher nossos/as estudantes, viabilizando condições a quem necessita, para seguirem com as suas trajetórias acadêmicas. 


11. As orientações de Mestrado e Doutorado serão presenciais? As orientações de Mestrado e Doutorado retornam à normalidade, podendo ocorrer de forma presencial ou remota.  
 

12. Qual o impacto no Calendário Acadêmico do Mestrado e Doutorado? O Calendário Acadêmico do semestre em curso terá duas semanas a mais, compensando as duas semanas de suspensão de aulas e recompondo a carga-horária obrigatória das disciplinas. Os prazos de entrega das dissertações de Mestrado e teses de Doutorado, assim como entrega de projeto ou qualificação, serão reagendados, seguindo a prorrogação do calendário acadêmico. Os novos prazos devem ser verificados com a coordenação do seu Programa. 


13. Como ficam as bancas de Mestrado e Doutorado? Em caso de necessidade do aluno, é possível reagendar a banca. Havendo impossibilidade de participação de integrantes da banca, há duas alternativas: reagendar ou propor a substituição de membro(s) da banca.  

Contatos das Secretarias:

  • Escola de Ciências da Saúde da Vida: (51) 3320-3683
  • Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos: (51) 3320-3569
  • Escola de Direito: (51) 3320-3634
  • Escola de Humanidades: (51) 3320-3555
  • Escola de Negócios: (51) 3320-3547
  • Escola de Medicina: (51) 3320-3829
  • Escola Politécnica: (51) 3320-3558

Outros contatos úteis:

  • Central de atendimento ao aluno: (51) 3320-3573
  • Setor Financeiro Acadêmico: (51) 3320-3588
  • Rede Comunitas, Proiin (destinada a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica): (51) 3353-4956 ou [email protected]
  • Centro de Apoio Discente (destinado a estudantes que necessitam de apoio psicossocial, inclusão e/ou aprendizagem): (51) 3353-6036