Nesta semana, o Governo do Estado publicou o decreto 55.856, de 27/04/2021, que altera o modelo de distanciamento controlado, suspendendo temporariamente o sistema de cogestão e colocando todo o Estado sob bandeira vermelha. Conforme o planejamento de atuação da Universidade para cada uma das bandeiras, divulgado no começo do ano, passaremos a atuar conforme o que está previsto para a bandeira vermelha a partir da próxima segunda-feira, dia 3 de maio.
A Universidade mantém as aulas teóricas online e somente retoma práticas e estágios da graduação e atividades de pesquisa que não que não podem ser realizadas de forma remota, conforme prevê o decreto vigente.
Desde o início da pandemia, a atuação da PUCRS segue em total conformidade com as determinações do poder público e os critérios previstos nas bandeiras de distanciamento controlado, priorizando a segurança e a saúde de alunos/as, professores/as e técnicos/as administrativos/as.
Aulas da graduação, pós, extensão e idiomas: aulas teóricas seguem online.
Detalhamento: as definições e orientações de cada curso serão comunicadas pelas Escolas diretamente aos estudantes.
Quem não puder comparecer às atividades presenciais: estudantes que pertencem ao grupo de risco ou que estão impossibilitados de participar das atividades presenciais podem solicitar Ausência Excepcional Autorizada. Consulte a Central de Atendimento ao Aluno pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (51) 98443-0788.
Alguns serviços de atendimento aos estudantes já estão atendendo presencialmente em horário restrito e com equipes reduzidas, como a Central de Atendimento ao Estudante. Já outros permanecem com atendimento online e por telefone. Também há restaurantes e bares operando neste momento no Campus.
Atividades administrativas: os serviços e atividades serão mantidos em regime de escala com a organização definida pelos gestores e garantido o suporte às atividades acadêmicas e demais operações da universidade.
Desde o início da pandemia, além de se preocupar em manter a excelência nas aulas e atividades remotas, a PUCRS providenciou todas as adequações necessárias para proteger o grupo de profissionais que integram atividades essenciais no Campus, cumprindo protocolos rígidos de prevenção e cuidado:
“Tomamos todas as medidas necessárias para manter nosso Campus um ambiente seguro, mas a contenção da doença depende da presença responsável de cada um de nós, onde quer que estejamos. Assim, reforço a importância de seguirmos firmes na manutenção de hábitos de prevenção”, reforça o reitor, Ir. Evilázio Teixeira.
A Universidade segue atenta às recomendações e decretos do poder público e priorizando a saúde e o bem-estar da comunidade universitária.