Ensino

Mestrado e doutorado em Odontologia ampliam possibilidades de atuação profissional

sexta-feira, 24 de junho | 2022

odontologia, PPGO

Mestrado e doutorado em Odontologia geram oportunidades de inserção em diversos mercados / Foto: iStock

A qualificação por meio da realização de mestrado ou doutorado é uma das principais formas de adquirir conhecimentos especializados para quem deseja atuar na área de Odontologia. A pós-graduação stricto sensu também gera oportunidades de inserção em ambientes de inovação, pesquisa e internacionalização.

Estudantes do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da PUCRS (PPGO) têm a oportunidade de desenvolver pesquisas em duas áreas de concentração: Clínica Odontológica e Biologia e Reabilitação Orofacial.

Os alunos e alunas ainda contam com a possibilidade de realizar projetos em diferentes linhas de pesquisa: (1) Biomecânica, Dor e Disfunção Orofacial; (2) Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Ortodontia e Ortopedia Facial: Diagnóstico e Terapêutica; (3) Endodontia e Periodontia: Etiopatogênese e Tratamento das Doenças Periodontais e Periapicais; (4) Enfermidades orofaciais: da criança ao idoso; (5) Estomatologia: Estudos Clínicos, Imunológicos e Anatomopatológicos; (6) Materiais Odontológicos, Biomateriais e Engenharia Tecidual; (7) Odontologia Restauradora: Dentística, Prótese Dentária e Implantodontia; (8) Qualidade de Vida e Aspectos Biopsicossociais das Enfermidades Orofaciais.

A qualificação por meio da pós-graduação também gera oportunidades de inserção em diversos mercados. O egresso do PPGO possui qualificação para atuar em universidades, institutos de pesquisa, associações de especialidades, indústrias aplicadas ao desenvolvimento de materiais dentários e biomateriais, entre outros. Para quem atua em consultórios, clínicas e hospitais é uma oportunidade de expandir os conhecimentos, desenvolvendo pesquisas para responder a problemas clínicos em saúde oral.

“Os conhecimentos adquiridos durante o mestrado e doutorado permitem ao estudante desenvolver respostas reais a vários problemas relevantes em saúde, que vão desde a criação de novos materiais e protótipos até a prevenção e diagnóstico do câncer de boca. Além disso, também podem auxiliar na busca de soluções para corrigir deformidades faciais, além da investigação da relação entre infecções orais e doenças metabólicas, apenas para citar alguns exemplos, destaca a professora Maria Martha Campos, coordenadora do PPGO.

Com nota 5 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Programa de Pós-Graduação em Odontologia da PUCRS está com inscrições abertas até o dia 11 de julho para ingresso no mestrado ou doutorado.

Odontologia, novos equipamentos

PPGO alia qualificação técnica e pessoal / Foto: Bruno Todeschini

Estudos estimulam a qualificação técnica e pessoal

Além do acesso ao conhecimento avançado na área de Odontologia, estudantes do PPGO também aprimoram habilidades como redação científica, espírito crítico, conhecimento das políticas de pesquisa, multidisciplinaridade e inserção em Odontologia digital.

“Buscamos aprofundar os conhecimentos relacionados à prática odontológica e estimular o desenvolvimento de habilidades pessoais, incluindo adaptabilidade, para que os estudantes estejam capacitados a encontrar respostas rápidas a problemas de saúde relevantes à sociedade, como a pandemia que vivenciamos”, comenta a professora Maria Martha.

Leia também: Projeto testa alternativas para proteger profissionais da Odontologia durante pandemia

Matricule-se no mestrado ou doutorado até 11 de julho

Mais recentes