O tráfego de vídeos na internet representa hoje mais de 80% dos conteúdos compartilhados, conforme pesquisas desenvolvidas pelas principais plataformas digitais. Essa realidade, somada à força que a indústria criativa assume na economia, está exigindo novas habilidades e competências dos profissionais de ilustração. Assim como as pinturas rupestres nos contam histórias, as ilustrações gráficas e o motion design narram emoções, representatividade e até são aplicadas para posicionar marcas, produtos, serviços e causas.
A ampliação de oportunidades e usos do recurso de ilustração fortalece a necessidade mercadológica da qualificação dos profissionais de ilustração para além da criatividade. Criatividade, consistência e coerência, estilo estético e capacidade de trabalho são fundamentais para esse campo da indústria criativa. Segundo Stefan von der Heyde Fernandes, professor da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos e doutor em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), para ser ilustrador é preciso entender os aspectos da profissão como um todo.
“Qualidade técnica, profissionalismo e confiança são fundamentais para o profissional que trabalha com ilustração. Quando se tem uma organização e planejamento, você consegue entregar mais trabalho, com excelência. Assim, gerando mais valor monetário e, consequentemente, sabendo administrar o tempo de produção e de lazer”, afirma Stefan.
Como o mercado de ilustração tem diversas possibilidades – que vão desde desenhos digitais a murais de grafite – os profissionais de ilustração precisam entender esses nichos e descobrir com qual trabalhar, uma vez que a prática que se exerce no mercado não é necessariamente a mesma coisa que um Hobbie.
O diretor e artista do Estúdio Pé Grande, Felipe Galvão, acredita que com a inserção de novas tendências, como Inteligência Artificial (AI), o futuro é um pouco incerto. Mesmo com as novas tecnologias, ele se mantém positivo.
“O mercado tende se adequar. Assim como a gente teve a incorporação digital concorrendo com a animação tradicional, não existiu nenhuma exclusão da anterior. Eu acredito que a ilustração vai seguir, mas acho que irão aparecer novos players”, afirma Felipe.
Segundo o ilustrador, as possibilidades para trabalhar no ramo são quase infinitas. Embalagens, quadrinhos, curtas cinematográficos, retratos, entre outros, fazem parte do mercado de ilustração. Com esse leque de possibilidades, é preciso ter as aptidões certas. Felipe aponta as cinco competências principais do profissional de motion design:
O importante mesmo é organizar o talento por métodos e técnicas. É preciso encontrar maneiras de fomentar a criatividade, não deixando de lado as particularidades de cada um. Como Fayga Ostrower escreveu em Criatividade e Processos de Criação, o desenvolvimento intuitivo e de criação se interligam com o ser sensível do artista. A realização do trabalho é feita pela sensibilidade.
A Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, da PUCRS, está investindo na formação de profissionais para o mercado da ilustração, lançando uma especialização em Ilustração e Motion Design, com profissionais que se destacam no mercado e na academia. São professores, especialistas e artistas que vislumbram a indústria criativa como uma área de possibilidade para o crescimento profissional.
O curso será oferecido para todo Brasil, na modalidade on-line síncrona, pela plataforma Zoom com aulas a cada 15 dias. São 360 horas ofertadas pela pós-graduação, coordenada pelo professor e artista Stefan von der Heyde Fernandes, contando com 14 docentes. As aulas acontecem na sexta-feira das 19h15min às 22h30min e sábado das 8h às 16h30min. Até 29 de janeiro, a matrícula tem desconto de até 20%.
Me. Stefan von der Heyde Fernandes
Ma. Danusa de Oliveira
Ma. Cláudia Nichetti
Me. Eduardo Seidl
Dr. Roberto Tietzmann
Dr. Vinicius Mano
Dra. Karen Sica
Dr. Ticiano Ricardo Paludo
Me. Guilherme Parolin
Esp. Felipe Irigon Galvão
Me. Ricardo Rocha
Me. Thiago da Silva Krening
Me. Fernando Stefano Kozenieski Alves de Oliveira
Dr. Vinícius Nunes Rocha e Souza
Fundamentos da Ilustração e Motion Design
Pensamento Visual, semiótica e retórica
Processos produtivos, a relação com design gráfico
Ilustração em mídias tradicionais
Ilustração Digital Vetorial
Ilustração Digital
Motion Graphics Design
Criação de Personagens e Cenários
Narrativas visuais
Criação de Storytelling
Pipeline de produção e Storyboard
Ilustração Experimental
Animação Experimental
Gestão da Criatividade
Estratégia de divulgação
Gestão de Portfólio
Estruturação do Projeto Final
O período de matrículas vai até o dia 20/3. O processo seletivo é feito por meio de análise de currículo.
E-mail para contato: [email protected]
Inscreva-se aqui