Dentre as disciplinas específicas de Biomedicina, destacam-se Inovação e Empreendedorismo em Saúde, Biossegurança, Gestão da Qualidade em Biomedicina e Tópicos Avançados em Biomedicina. Esta última tratará de pesquisas recentes divulgadas em publicações internacionais. No núcleo de aprendizado básico e estruturante, há disciplinas comuns com os cursos de Farmácia, Biologia, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição.
Com o compartilhamento da área de Análises Clínicas e Toxicológicas, previsto nas Diretrizes Nacionais para Farmácia e Biomedicina, fica facilitada a dupla diplomação. Existe a equivalência de 83 créditos. Os interessados em empreender também terão a oportunidade de complementar sua formação na Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia. Durante a graduação, poderão direcionar a sua formação para uma das áreas de interesse, contando com aconselhamento profissional.
Representantes das Faculdades de Farmácia, Biociências e Medicina participam das discussões sobre a implantação do curso. As aulas aproveitarão a infraestrutura de alta complexidade existente na PUCRS em espaços como Hospital São Lucas, Institutos do Cérebro (InsCer), de Pesquisas Biomédicas (IPB) e de Toxicologia e Farmacologia (Intox) e Centro de Reabilitação, além de laboratórios dos cursos de saúde localizados no prédio 12 e outros a serem construídos.
Os alunos serão estimulados a participarem de projetos de pesquisa básica e aplicada. “A iniciação científica é importante para a formação do futuro profissional, proporcionando o desenvolvimento de habilidades e competências importantes para qualquer área, como a necessidade de atualização constante do conhecimento e o senso crítico. Isso faz parte do DNA da PUCRS”, destaca Melissa Simões Pires, da Biociências, que participa do grupo de implantação do curso. O Bacharelado em Biomedicina terá oito semestres. Será oferecido apenas no Vestibular de Verão. Serão 40 vagas para o turno da tarde. A PUCRS também aceita transferências de outras instituições até o 4º nível.