Pesquisa

O que as organizações aprenderam com a pandemia?

quarta-feira, 04 de maio | 2022

livro impactos da pandemiaA pandemia de Covid-19 acelerou e modificou diversos padrões nos processos organizacionais, de relacionamento, de aprendizagem, de comunicação e nos processos institucionais. Afetando diretamente pessoas em todos os cantos do planeta, não seriam as organizações que passariam ilesas deste turbilhão de transformações.

Frente às adversidades impostas, os desafios foram imensos. Enquanto alguns precisaram instituir o home office como prática para continuar operando, outros precisaram redesenhar suas configurações, pensar como manter o funcionamento e até mesmo questionar a viabilidade do negócio.

Apesar das particularidades de cada caso, alguns pontos, porém, foram comuns a muitas organizações. Questões como o engajamento das equipes, a necessidade constante de adaptação, a preocupação com a saúde de todos e outros fatores não ficaram restritos apenas a uma ou duas instituições.

E é para fazer uma análise crítica e compreender os efeitos e lições da pandemia nas organizações que foi lançado o livro o Impactos e aprendizados da pandemia de Covid-19 na perspectiva dos relacionamentos organizacionais. Organizada pelo Núcleo de Pesquisa em Ciências da Comunicação da PUCRS (NUPECC), da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, o livro foi publicado pela ediPUCRS.

Com organização dos professores Antonio Hohlfeldt, Cleusa Maria Scroferneker, Denise Pagnussatt e Diego Wander, a publicação reúne 15 artigos de pesquisadores e profissionais das áreas de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. A obra reúne uma série de reflexões críticas sobre a pandemia de Covid-19 e traz os aprendizados gerados para as organizações.

Obra oportuniza reflexões para profissionais e organizações

Para o professor Diego, a produção do livro se deu em decorrência das rápidas transformações que todos precisaram passar. “O processo de produção do livro iniciou pelo mapeamento de reflexões oportunas a profissionais que se viram impactados pelas imprevisibilidades da pandemia”, avalia.

Convidado a apresentar a publicação, o professor da PUCRS, Juremir Machado, define o livro como uma produção essencial para entendermos o momento atravessado. “Este livro amplia uma importante brecha nas reflexões sobre o tema. Em tempos sombrios, quando se precisa mais do que nunca de ciência, iluminismo e conhecimento, esta obra honra organizadores, autores e academia. Leitura obrigatória”, comenta o pesquisador.

A importância da publicação não fica restrita ao campo acadêmico. Para a professora Cleusa Scroferneker, produzir um livro como este em um momento de pandemia traz reflexos para e sobre a sociedade. “Além da relevância e densidade teórica das reflexões e tensionamentos propostos, a obra reúne pesquisadores/pesquisadoras que têm discutido sobre a necessidade de as organizações repensarem a sua comunicação, suas práticas e abordagens”, analisa.

Organizado em três grandes tópicos redimensionados pela pandemia: (des)confiança nas organizações e expectativa dos públicos, gestão de crise e impactos em imagem e reputação, e gestão de comunicação e estratégias, o livro conta com a participação de pesquisadores do Brasil todo. Para o professor Diego “as três perspectivas revelam novas nuances e desafios aos profissionais que atuam com comunicação organizacional”.

De acordo com o professor Diego, a adesão dos pesquisadores à obra foi instantânea. “Rapidamente notamos a mobilização e dedicação de pesquisadores de comunicação organizacional para compor o livro, a partir das múltiplas lentes discutidas”, comenta.

A obra está disponível em formato físico e em e-book. Para adquirir a sua edição, basta clicar aqui e acessar o site da ediPUCRS.