Leonardo Tonus lança livro no Instituto de Cultura

quarta-feira, 30 de outubro | 2019

Foto: Divulgação

O escritor e professor da Universidade de Sorbonne (França) Leonardo Tonus vem à PUCRS lançar seu novo livro Inquietações em tempos de insônia, no dia 1° de novembro, às 19h30.  A conversa será mediada pelos professores da Escola de Humanidades Ricardo Barberena e Altair Martins. O evento, que ocorre no Instituto de Cultura (7º andar da Biblioteca Central – prédio 16), é gratuito e aberto ao público externo.

Em seu novo livro Inquietações em tempos de Insônia, Leonardo Tonus traz uma coletânea de poemas escritos entre o período anterior às últimas eleições presidenciais e os primeiros meses do governo atual. Com prefácio da filósofa Márcia Tiburi, o autor explica que o livro nasceu de uma reflexão pessoal sobre a situação do Brasil e o impacto, nacional e internacional, na cultura e em outras áreas, gerado pelas turbulências políticas recentes.

Saiba mais

Leonardo Tonus é docente de Literatura Brasileira na Universidade de Sorbonne. Em 2014, foi condecorado pelo Ministério de Educação francês Chevalier das Palmas Acadêmicas e, em 2015, Chevalier das Artes e das Letras pelo Ministério da Cultura francês. Curador do Salon du Livre de Paris de 2015 e da exposição Oswald de Andrade: passeur anthropophage no Centre Georges Pompidou (França, 2016). É o idealizador e organizador do festival Printemps Littéraire Brésilien. Publicou diversos artigos acadêmicos sobre autores brasileiros contemporâneos e coordenou, entre outros, a publicação de Samuel Rawet: ensaios reunidos (José Olimpio, 2008) e das antologias La littérature brésilienne contemporaine — spécial Salon du Livre de Paris 2015 (Revista Pessoa, 2015), Olhar Paris (Editora Nós, 2016), Escrever Berlim (Editora Nós, 2017) e Min al mahjar ila al watan – Da Terra de Migração Para a Terra Natal (Revista Pessoa/Abu Dhabi Departement of Culture and Tourism/Kalima, 2019). Vários de seus poemas foram publicados em antologias e revistas nacionais e internacionais. É autor de duas coletâneas de poesia: Agora Vai Ser Assim (Editora Nós, 2018) e Inquietações em tempos de insônia (Editora Nós, 2019).