O Campus da PUCRS possui 55 hectares de extensão e uma rica biodiversidade, com variadas espécies da fauna e da flora. Para manter o equilíbrio ambiental desse ecossistema, a Universidade investe em processos contínuos de monitoramento e controle ambiental que incluem, entre outras ações, o descarte correto dos resíduos produzidos por quem estuda, trabalha e transita por aqui.
Para reforçar a atitude de cuidado e compromisso com o meio ambiente, nesta terça-feira, 28 de junho, foi lançada a campanha Descarte Seletivo, uma atitude coletiva. O evento de lançamento foi realizado no Salão de Atos da PUCRS e contou com a presença do reitor, Ir. Evilázio Teixeira, além de Pró-Reitores, Decanos, Irmãos Maristas, gestores, professores e técnicos administrativos da PUCRS. A ação integra o projeto PUCRS Sustentável.
“Todos temos um papel a desempenhar no cuidado com o nosso Campus e com o meio ambiente. Pequenas atitudes, como fazer o descarte correto de resíduos nas lixeiras correspondentes, já causa um grande impacto, mas precisamos mais do que isso. Como nos diz o Papa Francisco, toda a mudança requer um percurso educativo para construir novos paradigmas capazes de responder aos desafios e emergências do mundo atual”, destacou o reitor da PUCRS.
Entre as ações da campanha está a eliminação do uso de copos plástico em todas as unidades da Universidade. Para contribuir com essa atitude, colaboradores/as receberam um copo sustentável para utilizar diariamente. Além disso, todas as áreas passam a contar com multiplicadores que representam o PUCRS Sustentável, estimulando o engajamento consciente individual e coletivo.
A PUCRS é uma das únicas instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul que possui a licença de operação para o gerenciamento dos resíduos. A licença é fornecida pelos órgãos ambientais e estipula que sejam tratados todos os resíduos gerados pela Universidade.
Para realizar a operação, o Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) orienta e regulariza os processos diferentes para o tratamento de cada resíduo produzido, garantindo o descarte correto e a destinação final adequada para minimizar o impacto ambiental causado pelo lixo.
A partir dessas ações, desde 2018 já reciclamos mais de 500 toneladas de resíduos, entre eles 7 toneladas de plástico, 156 toneladas de papel e 17 toneladas de vidro, além de 320 toneladas de ferro e alumínio. “Esses números representam quantidades expressivas de petróleo não extraído da natureza e quase 5 mil árvores poupadas. Tudo o que a PUCRS vem fazendo para o meio ambiente, bem como a revitalização da Avenida Ipiranga, está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, ressaltou o Ir. Evilázio Teixiera.
O projeto Descarte Seletivo, uma atitude coletiva conta com uma cartilha que traz orientações e dicas sobre como realizar o descarte adequado de resíduos na Universidade. O material pode ser acessado clicando aqui.
Leia também: 5 atitudes para agir de forma ética com o meio ambiente