Inovação

PUCRS contra a Covid-19: Laboratórios do Tecnopuc apoiam soluções de enfrentamento a Covid-19

quarta-feira, 05 de maio | 2021

Foto: PUCRS

Em março de 2020, com os primeiros casos de Covid-19 no Brasil, grande parte das atividades foi suspensa na PUCRS. No entanto, mais do que proteger a comunidade acadêmica, era necessário agir contra a doença. Por isso, diversos setores da Universidade apoiaram ações de combate ao coronavírusParque Científico e Tecnológico (Tecnopuc) e o Centro de Apoio do Desenvolvimento Científico e Tecnológico da PUCRS (Ideia) são alguns exemplos de locais que não pararam de funcionar desde o início da pandemia. Os espaços estão há um ano com as portas de seus laboratórios (Tecnopuc CrialabTecnopuc FabLab e Tecnopuc Usalab) abertas para apoiar soluções de combate ao vírus.  

Ao longo desse períodoesses laboratórios já receberam 232 pedidos, distribuíram mais de 21 mil protetores faciais e atenderam cerca de 150 instituições, sendo 38 hospitais (clínicas geriátricas, unidades de pronto atendimento e unidades básicas de saúde), 25 instituições sociais (institutos e residenciais geriátricos) e mais de 40 instituições de ensino e de outras áreas. Além disso, o Tecnopuc apoiou 20 projetos e produziu mais de 180 modelos de um protótipo de conector de alto fluxo impresso em 3D 

Foto: PUCRS

Esse aparelho possibilita que pacientes em tratamento com Covid-19 recebam um fluxo maior de oxigênio, diminuindo a necessidade de intubação. A iniciativa envolveu o Agente de Inovação da Escola de Medicina, Giovani Gadonski, que participou da criação da peça. O material foi impresso no Tecnopuc Fablab, testado no Hospital São Lucas da PUCRS e pode ser conectado na estrutura de suplementação de oxigênio já existente em qualquer hospitalCom o cateter de alto fluxo, é possível fornecer até 30 litros de oxigênio por minuto, sendo que, nos aparelhos convencionais, a quantidade é de até 15 litros de oxigênio por minuto. O dispositivo oferece mais conforto ao paciente e possibilita inclusive a alimentação oral, o que é impossível com a máscara, ou mesmo quando intubado. 

Leia mais: Protótipo desenvolvido pela PUCRS começa a ser utilizado em oito hospitais
 

Conexão entre ecossistemas 

O projeto Rede colaborativa para o desenvolvimento de ventiladores para o tratamento da Covid-19 foi selecionado no edital de apoio ao enfrentamento da doença da Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT). A iniciativa foi desenvolvida em uma parceria entre diferentes universidades: UFRGS, UnisinosFeevale e PUCRS, no contexto dos seus parques tecnológicos. O objetivo é construir soluções tecnológicas de maneira colaborativa, otimizando o desenvolvimento a partir de recursos existentes em cada uma das instituições. 

Segundo o secretário da SICT, Luís Lamb, o propósito do edital foi promover e fomentar soluções tecnológicas inovadoras para o desenvolvimento de produtos, serviços e/ou processos que auxiliem no combate à pandemia, baseados em tecnologias ofertadas nos ambientes de inovação estaduais das oito regiões do programa Inova RS. 

 

Colaboração com Hospitais para melhorar ambientes de atendimento 

Foto: PUCRS

O Tecnopuc Crialab, laboratório de criatividade, desenvolveu a ação Paredes Afetivas para o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). A iniciativa nasceu de uma preocupação de Marta Nassif Pereira Lima, chefe da Unidade de Radioterapia do HCPA. “Ela procurava uma forma de manter o engajamento e a motivação dos profissionais da saúde. A partir daí, pensamos juntos em uma maneira de inspirá-los e valorizá-los”, conta a líder do Tecnopuc Crialab, Ana Berger.  

A partir da conversa com Marta, as paredes afetivas começaram a ser erguidas. “Optamos por levar arte para uma das principais paredes do ambiente do Serviço de Radioterapia, um local por onde passam diariamente centenas de pessoas, entre profissionais da saúde e pacientes”, destaca Ana. A escolha pelas palavras se deu por meio de um formulário eletrônico enviado aos colaboradores do Serviço de Radioterapia. No questionário, eles comentaram sobre palavras e expressões que gostariam de ouvir e lembrar todos os dias. As mais votadas e sugeridas foram transformadas em cartazes.  

Laboratórios estão disponíveis para desenvolver iniciativas 

Os laboratórios do Tecnopuc estão disponíveis para testar e desenvolver iniciativas da comunidade. Interessados em utilizar esses espaços para esse fim precisam preencher este formulário. Em seguida, as propostas recebidas são avaliadas tecnicamente, visando identificar a viabilidade de atendimento. 

Foto: PUCRS

A iniciativa conta com diversos parceiros, como o Projeto GRU, que visa fabricação de protetores faciais e é formado por um grupo baseado na quádrupla hélice: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); empresas como Taurus, Stihl Ferramentas Motorizadas, Controil do grupo Randon, Aços Peças Oliveira e outras; sociedade; e Forças Armadas. Recentemente, a Stihl, por meio desse projeto, doou mais de 7 mil testeiras que serão utilizadas na produção dos protetores faciais a serem encaminhados para a área da educação, incluindo a Universidade e escolas 

Alexandre de Moura Duarte, coordenador do Projeto GRU, afirma que a colaboração é crucial para que todo o movimento aconteça e atenda às necessidades da população. Flávia Fiorin, gestora de Operações e Empreendedorismo do Tecnopuc e coordenadora da Rede InovaPUCRS, destaca que a colaboração despontou como uma das principais responsáveis para que iniciativas de combate à pandemia obtivessem sucesso. “Para além de processos e estruturas formais, diferentes agentes do ecossistema de inovação, de saúde e de pesquisa da Universidade se uniram por um único objetivo: combater a pandemia”, afirma. 

 

Foto: PUCRS

Conheça mais sobre os laboratórios do Tecnopuc: 

Tecnopuc FabLablaboratório de criatividade e prototipagem. Conta com equipamentos variados de pequeno e médio porte, nas áreas de mecânica, computação e maquetaria, contando, ainda, com impressoras 3D e computadores com softwares para modelagem bidimensional e tridimensional de projetos mecânicos, design e softwares para testes. 

Tecnopuc Crialablaboratório de criatividade. É um espaço de experiências em processo criativo em permanente transformação, dedicado a interações construtivas. Conta com estrutura propensa para a realização de pesquisa, desenho de produtos, prototipações rápidas, testes e simulações. 

Tecnopuc UsaLab: laboratório de Engenharia de Usabilidade de Produtos para a Saúde. Entre os equipamentos disponíveis estão uma plataforma de simulação em saúde – Sim Man; equipamento monitorizado, controlado, conectado à plataforma digital; aparelhos de anestesia; monitores multiparamétricos; desfibriladores, entre outros. 

 

Leia também: Nossas iniciativas frente à Covid-19 

Mais recentes