Ensino

Intercâmbio: tudo o que você precisa saber para realizar o sonho de estudar na Europa 

quarta-feira, 03 de abril | 2024

Confira 5 dicas de como se preparar para aproveitar o período da melhor forma possível 

estudar na europa

Vicenzo da Cunha estudou na Université Grenoble Alpes. / Foto: Arquivo pessoal

Se você tem vontade de explorar uma nova cultura e aprender mais, fazer um intercâmbio é uma excelente ideia para tornar isso realidade. Na Europa, você encontra universidades mundialmente conhecidas, onde pode trocar experiências com estudantes do mundo inteiro. Isso não só enriquece o seu currículo, mas também te dá a chance de viver experiências internacionais e se destacar no mercado de trabalho. 

Os programas de mobilidade acadêmica da PUCRS contribuem para uma experiência mais sólida no ensino superior. Por isso, separamos cinco dicas que vão te ajudar a se preparar para essa jornada educacional.  

1. Organize a documentação  

Um dos primeiros passos para quem quer viajar é estar atento à documentação necessária. Quando a viagem envolve estudos, mais ainda. Pesquise quais são os requisitos de visto e permissão de estudante para o país que você deseja visitar. Garantir a obtenção desses documentos é fundamental para uma estadia tranquila e bem-sucedida em solo europeu. Não hesite em buscar assistência durante esse processo burocrático para que tudo corra bem.  

2. Aprenda o idioma  

É superimportante dominar o idioma local, pois isso vai facilitar muito a sua adaptação cultural e também abrirá várias oportunidades de estágio e trabalho enquanto você estiver estudando na Europa. Mesmo que o inglês seja muito usado, aprender outro idioma pode enriquecer bastante sua experiência por lá. Na PUCRS, o Lexis – Centro de Idiomas tem ótimos professores da Escola de Humanidades, que ajudam a desenvolver habilidades linguísticas e culturais em línguas estrangeiras para toda a comunidade universitária e também para o público externo. 

3. Pesquise por bolsas de estudo  

Outro ponto importante é ficar de olho em possíveis bolsas de estudo e programas de financiamento disponíveis para estudantes estrangeiros. Se você preencher os requisitos necessários, isso vai tornar seu sonho de estudar na Europa mais acessível. 

4. Respeite as diferenças culturais  

É fundamental estar aberto para entender e respeitar as diferenças culturais quando se vive no exterior. Esteja disposto a se adaptar a novos costumes, hábitos alimentares e maneiras de interagir socialmente. Isso não só facilitará sua integração, mas também permitirá que você construa conexões significativas com pessoas do mundo todo. 

5. Programe-se financeiramente  

Estudar fora pode representar um investimento considerável; por isso, é importante planejar suas finanças com antecedência. Além das despesas com os estudos, que variam conforme o destino escolhido, considere também os gastos com moradia, alimentação e transporte. 

Marina Fischer e Sofia Fischer que também estudaram na Université Grenoble Alpes / Foto: Arquivo pessoal

Como escolher o destino do intercâmbio?  

Agora que você já sabe o que deve considerar na hora de se preparar para estudar na Europa, é hora de pensar sobre o destino. A escolha da cidade e do país contam muito na hora dessa decisão, mas também é importante ponderar sobre a instituição onde você deseja estudar. Aqui estão algumas opções para ajudar na sua decisão: 

Université de Mons 

Se a sua opção para estudar na Europa é a Bélgica, saiba que essa universidade, localizada na cidade de Mons, é uma excelente escolha. Ela é uma instituição renomada, que oferece diversas oportunidades acadêmicas aos seus alunos. Ao fazer uma mobilidade acadêmica por lá, você terá acesso a um amplo conhecimento. A UMONS é reconhecida internacionalmente pela excelência em pesquisa e ensino e é caracterizada por instalações modernas e um ambiente acolhedor. 

Universidad Católica de Valencia 

Localizada na Espanha, é reconhecida por sua excelência acadêmica e compromisso com o ensino superior. Com uma atmosfera acolhedora e inspiradora, a universidade oferece diversos programas de graduação e pós-graduação para estudantes que buscam aprimorar os seus conhecimentos e expandir as suas perspectivas. 

Universitat de Barcelona 

É uma das universidades mais antigas e prestigiadas da Espanha, com uma história rica em tradição e excelência acadêmica. Localizada em Barcelona, a UB oferece uma experiência única de aprendizado, combinando a cultura vibrante da cidade com uma educação de classe mundial. 

Università Degli Studi Di Trento 

É uma instituição de ensino superior situada na cidade de Trento, na região do Trentino-Alto Ádige, na Itália, que atrai estudantes de todo o mundo em busca de uma educação de alta qualidade. Fundada em 1962, oferece diversos programas acadêmicos em áreas de estudo diversificadas, incluindo ciências humanas, ciências sociais, engenharia e ciências naturais. Com uma equipe de professores altamente qualificada e instalações modernas, a universidade tem um ambiente propício para o crescimento intelectual e o desenvolvimento pessoal dos alunos. 

INSEEC Business School 

Localizada na França, mas com campi espalhados em diversos países, uma das principais características que a destaca no mercado é a rede de contatos. A instituição possui uma ampla conexão com empresas e profissionais de destaque, oferecendo aos estudantes oportunidades valiosas de networking e desenvolvimento de carreira.  

Agora que você já está com todos os passos e as opções de Universidades na ponta da língua, que tal começar o ano letivo tirando esse sonho do papel? Participe do nosso programa de mobilidade acadêmica para mergulhar na cultura de um novo país e adquirir novos conhecimentos que serão úteis tanto para a sua vida pessoal quanto profissional.  

Conheça as possibilidades de mobilidade acadêmica na PUCRS:

Mais recentes