O contrato foi assinado em março deste ano para prestação de serviço entre entidades
sexta-feira, 26 de abril | 2024O contrato foi assinado em março deste ano para prestação de serviço entre entidades
A Universidade, por meio do Laboratório de Análises Químicas (LAQ), do Instituto do Petróleo e Recursos Naturais da PUCRS (IPR), firmou uma parceria com a Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás).
O acordo foi assinado em março e a partir dele, será analisada a quantidade de odorantes no gás natural, essenciais para detectar vazamentos. Dois desses odorantes são o TBM (terc-butilmercaptana) e o THT (tetrahidrotiofeno) e sua quantidade é determinada usando a técnica analítica de Cromatografia Gasosa acoplada a um Detector Fotométrico de Chama (GC-FPD).
A coordenadora do LAQ, Naira Poerner Rodrigues, destaca que a medição destes odorantes sulfurados é realizada por uma equipe competente e treinada sob um controle analítico rigoroso para garantir que os resultados sejam válidos; para isso uma mistura-padrão de referência, diferente da usada para a calibração, é avaliada diariamente para validar se os resultados são exatos e reprodutíveis.
“A quantificação exata e precisa destes odorantes sulfurados é essencial para que a Sulgás mantenha a qualidade do processo de odorização do gás natural, garantindo assim a segurança dos consumidores”, enfatiza.
Para a Sulgás, distribuidora de gás natural do Rio Grande do Sul, a segurança é o principal pilar de todas as operações. Como medida para manter os altos níveis de excelência dos serviços prestados, a concessionária conta com análises do Instituto do Petróleo e dos Recursos Naturais da PUCRS. Segundo o coordenador de Operação de Rede da Sulgás, Leandro Haubert, a odorização do gás é fundamental para garantir sua detecção, já que o gás é inodoro por natureza.
“A parceria com o IPR certifica a qualidade desse processo, garantindo segurança nos locais por onde a rede passa. Os ensaios em ambiente acadêmico e em um instituto reconhecido e acreditado, é fundamental para essa certificação, colaborando muito no processo para o gás ter cheiro em todos os pontos do gasoduto. Além disso, a proximidade com o IPR facilita a logística para entrega das amostras, contribuindo com mais eficiência e segurança, gerando com isso também a especialização de profissionais e do mercado local”, explica.
A parceria estabelecida entre o IPR e a Sulgás é um dos importantes contratos que vêm sendo desdobrados como o resultado do reposicionamento do IPR, destaca Felipe Dalla Vecchia, diretor do Instituto.
“Trabalhamos todos os dias com o desenvolvimento de pesquisa de ponta para importantes players de diferentes setores, no qual destacamos o setor de energia. Iniciamos em 2018 um movimento de abertura de nossos laboratórios para a comunidade, pela disponibilização de serviços especializados e o desenvolvimento de materiais de referência certificados, pautados por um sistema de gestão da qualidade reconhecido pelo ANAB dos EUA. Este movimento faz com que toda a excelência de nossas equipes e a qualidade de nossa pesquisa e infraestrutura possam estar ao alcance da comunidade, a partir do transbordamento de nossas competências”.
Contar com a parceria da Sulgás reforça ainda mais o compromisso da PUCRS e do IPR com a entrega de resultados, análises, produtos e serviços de excelência para garantir a operação e a agregação de valor às atividades de parceiros e clientes.
Leia também: Sulgás passa a integrar o Tecnopuc e promove a formação de jovens com o Projeto Pescar