Impacto Social

Voluntariado da PUCRS está com inscrições abertas

quarta-feira, 08 de março | 2023

Arte com o logotipo do voluntariado marista

Mais um semestre que se inicia e as oportunidades de sermos protagonistas de uma trilha solidária nos aproxima. O Programa de Voluntariado Marista segue transformando vidas e gerando experiências significativas junto dos participantes com as instituições parceiras, em oficinas que relacionam a educação, a cultura, a saúde, a assistência social, o meio ambiente, entre outras. Oficinas online, reforço escolar, criação de estratégias para arrecadação de recursos, confecção de materiais lúdicos e pedagógicos, criação literária e o apoio no gerenciamento de redes sociais são algumas das atividades que poderão ser desenvolvidas de forma remota (híbrida). 

Os interessados deverão se inscrever neste link entre os dias 13 e 17 de março. As inscrições estão condicionadas também ao número de vagas disponíveis. Durante o Encontro de Apresentação, no dia 25 de março, as instituições apresentarão seus trabalhos e atividades e, assim, cada candidato poderá escolher junto a qual instituição gostaria de atuar. Além da oportunidade de vivenciar novas experiências e de contribuir para uma cultura mais solidária, os estudantes que completarem 40 horas de atuação poderão solicitar o aproveitamento do Voluntariado como atividade complementar. 

Saiba quem pode se inscrever para o voluntariado da PUCRS  

  • Podem participar do projeto alunos/as de graduação, alunos/as de pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado), alumni (diplomados/as) ou colaboradores da PUCRS; 
  • É necessário que os candidatos tenham disponibilidade para dedicar de 2 a 4 horas semanais para o voluntariado, preferencialmente em dias úteis e em horário escolar. Além disso, é importante que os voluntários possam comprometer-se com o projeto por, pelo menos, seis meses; 
  • Após a inscrição, os candidatos ao voluntariado têm até o dia 17 de março para enviarem suas cartas de recomendação; 
  • A presença no Encontro de Apresentação é obrigatória. No evento, que ocorre no dia 25 de março de 2023, das 14h às 16h, no Auditório do Living 360° (Sala 225 – Segundo andar), os candidatos terão a oportunidade de conhecer e escolher as instituições e as atividades que poderão desenvolver. 

Voluntariado educativo  

A metodologia educativa procura proporcionar ao voluntário uma experiência transformadora por meio da reflexão e compreensão dos contextos sobre os quais atua, desenvolvendo seu senso crítico e estimulando seu empenho na busca por um impacto mais permanente na comunidade.  

Além da oportunidade de vivenciarem novas experiências e de contribuir para uma cultura mais solidária, os alunos que completarem 40 horas de atuação poderão solicitar junto aos seus cursos o aproveitamento do voluntariado como atividade complementar.  

Impacto na comunidade  

No ano de 2022, participaram do projeto 127 voluntários da Universidade, que realizaram mais de 6 mil atendimentos em 21 organizações sociais, no formato remoto e presencial, dedicando seu tempo e disponibilidade em prol da transformação de realidades sociais.  

Reforço escolar, aulas de inglês, oficinas de primeiros socorros, conversas com estudantes do ensino médio, entrega de cestas básicas, organização de eventos e o apoio no gerenciamento de redes sociais foram algumas das atividades desenvolvidas nas instituições parceiras. 

Dúvidas ou solicitação de informações podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected] ou para o WhatsApp da Pastoral (51) 98335-0187. 

Mais recentes